O mês de agosto começou com novidades para alguns dos candidatos do Detran-RS. Para garantir acessibilidade e inclusão, os candidatos com Dislexia e TDAH passarão a ter um atendimento especializado no exame teórico, incluindo tempo extra para a realização da prova. Além disso o candidato com dislexia terá o direito a um acompanhamento por um servidor, para a leitura da prova.
Candidatos com deficiência auditiva também terão esse atendimento especializado e acompanhamento de um servidor com conhecimento em libras, assim como suporte de vídeo em libras. Durante a prova prática o candidato terá direito a um examinador de trânsito com conhecimento da língua dos sinais.
“Os indivíduos com diagnóstico de TDAH possuem dificuldades no foco atencional, assim como indivíduos com Dislexia possuem dificuldades para encadear letras e formar palavras ou frases. Esses fatores fazem com que precisem de um tempo maior que outras pessoas para realizarem uma mesma tarefa ou que precisem de auxílio de um terceiro para a execução das provas e em outras atividades pertencentes ao processo de habilitação”, avalia a psicóloga Caroline da Luz Pereira, especialista em Terapia Cognitivo Comportamental.
Segundo chefe da divisão de Habilitação do Detran, Jonas Bays, o candidato terá o dobro do tempo para fazer a prova teórica, ou seja, 90 minutos. Além disso, terá o agendamento sozinho na hora da prova, para não haver desvio de atenção ou condições desfavoráveis durante o momento. Deve ser comunicado, na hora na inscrição, a necessidade desse atendimento especializado, junto com laudos médicos que comprovem o diagnóstico.