Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Previdência

- Publicada em 30 de Junho de 2022 às 20:08

Prova de vida de pensionistas e inativos volta a ser realizada em julho no RS

Aniversariantes de agosto são os primeiros a retomarem prova de vida

Aniversariantes de agosto são os primeiros a retomarem prova de vida


CLAITON DORNELLES /JC
Pensionistas e inativos civis e militares do Rio Grande do Sul volta precisam realizar a prova de vida, que volta a ser obrigatória a partir desta sexta-feira (1º). Os aniversariantes de agosto serão os primeiros a retomar a realização do processo.
Pensionistas e inativos civis e militares do Rio Grande do Sul volta precisam realizar a prova de vida, que volta a ser obrigatória a partir desta sexta-feira (1º). Os aniversariantes de agosto serão os primeiros a retomar a realização do processo.
Segundo a Secretaria da Fazenda e o IPE Prev, o período da prova de vida é de três meses, sendo possível realizá-lo um mês antes do aniversário até um mês depois.
O processo foi suspenso por conta da pandemia da Covid-19 entre março de 2020 e julho de 2022, sem prejuízo aos beneficiários. Nesse período, foi desenvolvido o procedimento de prova de vida através do reconhecimento facial pelo aplicativo Servidor RS. A função continua disponível aos pensionistas e inativos como principal forma para fazer o recadastramento anual.
Os pensionistas e inativos que tiveram o recadastramento suspenso entre março de 2020 e julho de 2022 estão dispensados da prova de vida relativa a esse período.

Reconhecimento por biometria facial

A renovação da prova de vida por reconhecimento de biometria facial pode ser utilizada por inativo civil ou militar ou pensionista previdenciário. Para isso, é preciso baixar o APP Servidor RS e ter carteira de identidade emitida a partir de 2006, em que conste o CPF, ou ter carteira de motorista atualizada, sendo que os documentos precisam ser emitidos no Rio Grande do Sul.
É preciso que o pensionista esteja com o benefício ativo para realizar o recadastramento pelo aplicativo. A prova de vida pelo aplicativo está liberada para todos os graus de dependência, exceto para pensionista estudante, que deve realizar a renovação semestral, e para pensionista filho menor e equiparados.
Como usar o APP Servidor RS
  • Baixar/acessar o APP Servidor RS
  • Realizar login pelo Gov.BR
  • Clicar no botão “Recadastramento”
  • Concordar com o termo de uso
  • Atualizar obrigatoriamente os dados de contato (e-mail e celular)
  • Permitir acesso a fotos e vídeos pelo celular
  • Realizar a validação facial
  • Conferir o comprovante do recadastramento
Após finalizar a prova de vida pelo app, é possível conferir o comprovante do recadastramento no próprio aplicativo a qualquer momento.

Prova de vida em agências do Banrisul

Pensionistas e inativos que não conseguirem utilizar o aplicativo Servidor RS também podem realizar a prova de vida em agências do Banrisul, de acordo com o IPE Prev e a Secretaria da Fazenda. Para os inativos, o serviço estará disponível a partir desta sexta (1º) e para os pensionistas, a partir de 1º de agosto.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO