Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Clima

- Publicada em 25 de Junho de 2022 às 13:11

Ar polar avança da Argentina e aumenta frio no RS

Mínimas para domingo (26) são esperadas entre 1ºC a 3ºC

Mínimas para domingo (26) são esperadas entre 1ºC a 3ºC


LUIZA PRADO/JC
O frio ganha força neste fim de semana no Rio Grande do Sul pelo avanço de uma extensa massa de ar polar cujo núcleo está no momento sobre o centro da Argentina. A informação é da Metsul Meteorologia, que acrescenta que Porto Alegre terá uma madrugada de domingo (26) com temperatura baixa que pode descer a 7ºC.
O frio ganha força neste fim de semana no Rio Grande do Sul pelo avanço de uma extensa massa de ar polar cujo núcleo está no momento sobre o centro da Argentina. A informação é da Metsul Meteorologia, que acrescenta que Porto Alegre terá uma madrugada de domingo (26) com temperatura baixa que pode descer a 7ºC.
O domingo vai começar com muito frio no Estado com temperaturas de um dígito generalizadas pelo território gaúcho. Vários municípios devem ter marcas na madrugada e em horas do amanhecer abaixo dos 5ºC. As mínimas somente não vão cair mais porque se espera a presença de nebulosidade que frustra maior queda da temperatura no período noturno.
A massa de ar frio que durante grande parte da semana atuou sobre a Argentina com nevadas fortes na região patagônica e marcas muito baixas nos termômetros avançou mais para Norte nas últimas horas e passou a influenciar o tempo em todo o Estado gaúcho. Por isso, o sábado (25) começou com temperatura menor que a sexta-feira (24) em grande parte dos municípios do Rio Grande do Sul.
De acordo com dados de estações oficiais, o frio mais intenso no começo deste sábado se deu em cidades do Sul e da Campanha com registros de 4,0ºC em Bagé, 4,9ºC em Jaguarão, 5,9ºC em Caçapava do Sul e 6,7ºC em Encruzilhada do Sul. Com exceção da Serra, Aparados da Serra e da área de Soledade, a maior parte da Metade Norte gaúcha teve marcas acima de 10ºC durante a madrugada deste sábado.
Embora o sol apareça com nuvens em algumas regiões, a nebulosidade predomina mais uma vez neste sábado no Rio Grande do Sul.
Com abundante nebulosidade e a atuação da massa de ar polar, o dia é frio no Estado com máximas baixas no período da tarde que vão ficar apenas entre 11ºC e 13ºC em grande número de municípios. O vento fraco a moderado potencializa a sensação de frio. Em muitas cidades, as mínimas vão ocorrer na noite deste sábado, no fim do dia, à medida que o ar frio avança e a cobertura de nuvens apresenta alguma diminuição.
Para 21h deste sábado, os dados indicam marcas de 6ºC a 7ºC no Sul gaúcho e na Campanha, 10ºC em Santa Maria, 11ºC em Porto Alegre e 10ºC na área metropolitana, 7ºC a 8ºC em Caxias do Sul e Gramado, 6ºC nos Campos de Cima da Serra e 9ºC em Passo Fundo e outras cidades do Planalto Médio.
O frio da noite deste sábado precede uma madrugada de domingo mais fria. O domingo deverá amanhecer muito frio e mesmo gelado em algumas cidades com mínimas de 1ºC a 3ºC em alguns pontos do Sul e da Campanha, possivelmente com marcas menores isoladas na Serra do Sudeste e fronteira com o Uruguai.
Na Grande Porto Alegre, os termômetros devem indicar 7ºC na maior parte dos municípios. Nos Campos de Cima da Serra, mínimas na maioria dos municípios entre 3ºC e 5ºC. A abundante presença de nebulosidade, especialmente com muitas nuvens altas, impedirá uma queda maior da temperatura. Mesmo assim, pontos isolados podem vir a ter formação de geada fraca na madrugada deste domingo.
Serão, entretanto, poucos locais, já que não se espera um cenário de geada ampla para o começo do dia no Rio Grande do Sul. Maior potencial de geada isolada na Campanha e no Sul.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO