Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Saúde

- Publicada em 14 de Junho de 2022 às 16:39

Sem emergência pediátrica no HU e UPA, Canoas abre local para casos leves

Nova estrutura tenta amenizar a falta de emergência no HU e UPA, mas terá limitações

Nova estrutura tenta amenizar a falta de emergência no HU e UPA, mas terá limitações


Gustavo Garbino/PMC/JC
Maria Eduarda Welter
Com graves limitações no atendimento de emergência pediátrica pelo SUS há quase 10 dias, Canoas, segunda maior economia do Rio Grande do Sul, abriu nesta terça-feira (14) um novo local que dará conta apenas de casos leves, segundo a prefeitura.
Com graves limitações no atendimento de emergência pediátrica pelo SUS há quase 10 dias, Canoas, segunda maior economia do Rio Grande do Sul, abriu nesta terça-feira (14) um novo local que dará conta apenas de casos leves, segundo a prefeitura.
A medida é tentativa de amenizar os impactos do fechamento da emergência pediátrica do Hospital Universitário (HU), desde 6 de junho, e desativação do serviço pediátrico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Rio Branco, devido ao pedido de demissão em massa feito por pediatras, que apontaram dificuldades para prestar assistência. 
O Centro de Atenção à Saúde da Criança começou a atender nesta terça-feira (14) na rua Guilherme Schell, 6184, no Centro da cidade. O local vai receber recém-nascidos a crianças até 12 anos, mas apenas quadros sem gravidade. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h. 
A nova estrutura tem consultórios, salas de acolhimento e de medicação, além de equipes médicas pediátricas e de enfermagem. Os seis pediatras que atuam no local foram contratados pela Fundação Municipal de Saúde, de acordo com o último processo seletivo realizado pela instituição.
Segundo a prefeitura, as UPAs Rio Branco e Boqueirão e o Pronto Atendimento Pediátrico do HU devem receber pacientes de maior gravidade. Mas os serviços do HU e da UPA Rio Branco não estão atendendo ainda.
Desde o dia 6 de junho, o Pronto Atendimento Pediátrico do HU está fechado devido à falta de médicos pediatras. Na última semana, o atendimento pediátrico em Canoas ainda sofreu uma grande baixa com a demissão coletiva dos pediatras da UPA Rio Branco. 
O secretário interino da Saúde de Canoas, Aristeu Ismailow Duarte, afirmou, em vídeo, que não há previsão para a regularização do serviço.
"Muitos querem saber o prazo para que consigamos equacionar a situação da pediatria, mas é impossível prever. O que podemos garantir é que estamos constantemente buscando profissionais que queiram trabalhar no município, principalmente no HU", disse Duarte.
O secretário ainda afirmou que o Comitê Interventor do HU irá lançar um edital para a contratação de pediatras. A pasta da Saúde informou que o edital deve ser lançado até esta sexta-feira (17).
Desde o último sábado (11), a secretaria implementou uma ação que deve durar até o primeiro fim de semana de agosto.
"A cada sábado, uma unidade básica de saúde em cada quadrante da cidade ficará aberta entre 8h e 16h para que a Estratégia de Saúde da Família (ESF) receba crianças cadastradas em cada território para consultas e encaminhamentos para exame, se necessário", explicou o secretário.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO