Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Clima

- Publicada em 03 de Maio de 2022 às 13:15

Com a chuva, rios sobem rapidamente e próximos dias serão de enchentes no RS

Entre os rios, o Taquari (foto) é o que registra risco mais alto de cheia

Entre os rios, o Taquari (foto) é o que registra risco mais alto de cheia


Laura Mallmann/Prefeitura de Lajeado/JC
Os próximos dias serão de enchentes no Rio Grande do Sul em consequência dos volumes excessivos a extremos de chuva. Na segunda-feira (2), a Defesa Civil emitiu alerta para quase todo o Estado.
Os próximos dias serão de enchentes no Rio Grande do Sul em consequência dos volumes excessivos a extremos de chuva. Na segunda-feira (2), a Defesa Civil emitiu alerta para quase todo o Estado.
A região Nordeste do RS é a que mais preocupa. Na cidade de Vacaria, por exemplo, os volumes de chuva acumulados, desde o começo da instabilidade até o meio-dia desta terça-feira (3), atingiam 233 mm. As informações são da MetSul Meteorologia.
Os níveis dos rios sobem rapidamente, e já existem pontos inundados em zonas rurais e registros de alagamentos em trechos de estradas. Vários rios devem experimentar cheias durante as próximas horas e dias, todos com suas bacias no Norte e no Nordeste do Estado - na Serra, Planalto, Médio e Alto Uruguai, e no Litoral Norte.
O risco mais alto de cheia é registrado no Rio Taquari, pois os volumes de chuva nas nascentes nos Campos de Cima da Serra - região de Vacaria - foram, até o momento, muito altos. Na região de Lajeado, às 10h30min desta terça-feira, o rio chegou ao nível de 19,22 metros - 6,22 metros acima do normal -, conforme a medição da Defesa Civil do município.
Os rios Caí e Uruguai têm risco de médio a alto de enchentes. Já os rios Jacuí e dos Sinos, apresentam risco de baixo a médio de cheias.
A Defesa Civil do Estado informou que emitirá um boletim no período da tarde sobre a situação das chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul.

Defesa Civil intensifica monitoramento do lago Guaíba, em Porto Alegre

Os reflexos da chuva intensa no Norte do Estado podem acarretar cheia nas regiões das Ilhas do lago Guaíba, em Porto Alegre, mesmo quando não há precipitação na cidade. Por isso, a Defesa Civil do município intensificou nesta terça-feira o monitoramento do nível do lago. Os agentes estão fazendo, no mínimo, duas visitas por dia na região das ilhas e no local das réguas de medição para acompanhar a elevação da água.
"Sabendo que as cheias na região do Arquipélago muitas vezes são um reflexo das chuvas que caem no Rio Grande do Sul, reforçamos o monitoramento. Além disso, estamos em contato constante com a subprefeitura da Ilha da Pintada e preparados para atuar no caso de alagamento", ressalta o coordenador da Defesa Civil, Evaldo Rodrigues.
O acompanhamento se dará até o término das cheias no Norte do Estado e o escoamento total das chuvas nos rios Gravataí, Sinos, Caí e Jacuí, que desembocam no Delta do Jacuí, formando o Guaíba.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO