Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 20 de Outubro de 2020 às 18:51

Vacina contra Covid-19 deve chegar ao RS no primeiro trimestre de 2021

Governador disse que Estado se prepara para garantir condições de vacinação aos gaúchos

Governador disse que Estado se prepara para garantir condições de vacinação aos gaúchos


FELIPE DALLA VALLE/PALÁCIO PIRATINI/JC
Atualizada em 18 de janeiro de 2021
Atualizada em 18 de janeiro de 2021
Seguindo a projeção feita em outubro do ano passado de começar a imunização contra a Covid-19 no País no primeiro trimestre de 2021, a vacinação contra a Covid-19 no Rio Grande do Sul terá início no final da tarde desta segunda-feira (18). O Ministério da Saúde começou a distribuição das vacinas após a liberação para o uso emergencial dada pela Anvisa no domingo (17).
A estratégia de vacinação contra a Covid-19 foi tema do Fórum de Governadores com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, realizado em 20 de outubro. Por videoconferência, o governador Eduardo Leite e outros 23 chefes de Executivos receberam a confirmação da compra e distribuição pelo governo federal de 46 milhões de doses da vacina chinesa a partir de janeiro de 2021. Segundo o governo gaúcho, a expectativa é iniciar a vacinação no Estado no primeiro trimestre do ano que vem, imunizando parte da população antes do próximo inverno.
Leite, que acompanhou a reunião do Palácio Piratini, ao lado da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, destacou a importância de o Ministério da Saúde liderar a aquisição e garantia de vacina para todos, dentro do programa nacional de imunização. “O governo federal tem sido bastante leal, correto, republicano no tratamento dessa questão. Não faz sentido nenhum que, em um país como o nosso, haja disputa entre Estados por aquisição de vacinas", afirmou o governador Leite ao final do encontro.
De acordo com o ministro Pazuello, foi assinado um protocolo de intenções para adquirir 46 milhões de doses da vacina Coronavac, que está sendo produzida pelo Instituto Butantan e pelo laboratório chinês Sinovac. A compra será concretizada após o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), previsto para o início de 2021. Além dessa, o ministério deve fazer a aquisição de mais de 150 milhões de doses da AstraZeneca, vacina desenvolvida com a Universidade de Oxford (Reino Unido) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ao longo do próximo ano.
Pazuello ainda afirmou que foi montada uma força-tarefa para formular um plano nacional de imunização, incluindo um cronograma de vacinação e os grupos prioritários, e que a expectativa de divulgação é para o mês de novembro. “O governo do RS já está se antecipando para fazer a aquisição de materiais como seringas e agulhas, e também a organização de espaço para o armazenamento dessas vacinas dentro desse programa nacional de imunização. O nosso governo está comprometido em garantir todas as condições de vacinação para a população gaúcha”, afirmou Leite.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO