Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

SAÚDE

- Publicada em 29 de Maio de 2015 às 00:00

Porto Alegre promove ações para reduzir número de fumantes


MARCO QUINTANA/JC
Jornal do Comércio
Duas ações realizadas na quinta-feira pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre visaram conscientizar os fumantes de seus hábitos e dos riscos que correm, a fim de reduzir o consumo do tabaco. Porto Alegre é a capital brasileira com maior percentual de fumantes, com 16,5%, segundo dados do Ministério da Saúde. As atividades eram alusivas ao Dia Mundial Sem Tabaco e ao Dia Estadual de Luta Contra o Câncer Bucal, ambos celebrados neste domingo, dia 31 de maio.
Duas ações realizadas na quinta-feira pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre visaram conscientizar os fumantes de seus hábitos e dos riscos que correm, a fim de reduzir o consumo do tabaco. Porto Alegre é a capital brasileira com maior percentual de fumantes, com 16,5%, segundo dados do Ministério da Saúde. As atividades eram alusivas ao Dia Mundial Sem Tabaco e ao Dia Estadual de Luta Contra o Câncer Bucal, ambos celebrados neste domingo, dia 31 de maio.
Um dos eventos ocorreu no terminal de ônibus Parobé, ao lado do Mercado Público, onde o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, e o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, colaram cartazes informativos a respeito da Lei Municipal nº 759/2015, atualização da Lei Municipal nº 555/2006, que proíbe o fumo em recinto coletivo, público ou privado, inclusive em paradas de ônibus cobertas. "Inicialmente, não iremos multar quem não respeitar a lei, pois acreditamos que a primeira coisa que o poder público deve fazer é conscientizar e sensibilizar as pessoas dos malefícios que o fumo traz. O cidadão tem o direito de fumar, mas precisamos evitar que aqueles que não gostam de fumar não passem pelos problemas graves causados pelo cigarro", aponta Ritter.
O secretário da Saúde sabe que mudar a cultura porto-alegrense do cigarro não é uma tarefa fácil. "Não é uma ação isolada que vai modificar esse hábito, por isso temos que mudá-lo aos poucos. Começamos com a proibição de fumar em alguns espaços públicos fechados, depois os abertos. Agora, chegamos às paradas de ônibus, que são outra iniciativa. Temos trabalhado muito nas unidades de saúde e junto com secretarias municipais da Região Metropolitana e tivemos bons resultados, diminuiu muito a quantidade de fumantes nesses espaços", observa. A conscientização sobre a proibição da nova lei se dará, inicialmente, com a colocação de cartazes informativos em ônibus, paradas e unidades de saúde.

Cigarro é o principal causador de câncer bucal

Uma estrutura montada na quinta-feira no Largo Glênio Peres tinha como objetivo divulgar informações sobre o câncer de boca, cujo principal causador é o cigarro. A equipe de Saúde Bucal da SMS abordava pessoas que passavam em frente ao estande, entregava informativos e as convidava a fazer, gratuitamente, um exame de identificação de lesões na boca em um dos seis consultórios temporários montados no local. Esse é o quinto ano consecutivo que a Capital promove ações sobre o tumor.
Conforme o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, Porto Alegre é a sétima capital brasileira com o maior número de novos casos de câncer de boca e a primeira em número de fumantes regulares, um dos principais fatores de risco para a doença.
Além da estrutura montada no Largo Glênio Peres, as equipes realizam, juntamente com estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), ações descentralizadas em unidades de saúde ao longo do ano. "Esperamos aumentar o número de pessoas examinadas e, assim, detectar precocemente as alterações dos tecidos moles da boca, que são um indício de câncer na boca", destaca o gestor, que é especialista em saúde bucal. No ano passado, o mutirão atendeu a 359 pessoas. Neste ano, até as 13h30min, o número já estava em 345. O levantamento total deve ser divulgado nesta sexta-feira.
Ritter ressalta que o público de fumantes tem mudado na Capital, aumentando a quantidade de mulheres que consomem tabaco e diminuindo a de homens. "Antes, a relação entre o número de mulheres e homens que fumam era bem diferente. Agora, é cada vez mais parelho e tem se identificado mais alterações nos tecidos moles, lesões e câncer de boca na população feminina. Isso nos preocupa, pois as mulheres são formadoras de opinião, responsáveis pelas famílias, um exemplo para seus maridos e filhos", pondera.
No ano passado, 1.030 novos casos do tumor surgiram no Estado, sendo 840 em homens e 190 em mulheres. O câncer de boca é o segundo que mais leva homens a óbito no Rio Grande do Sul. As lesões podem ser encontradas nos lábios, na língua, na garganta ou na parte posterior da boca.

Consumo de tabaco teve queda de 30,7% nos últimos nove anos no Brasil

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira novos dados a respeito do consumo de cigarro no País. Segundo o ministério, atualmente, 10,8% dos brasileiros ainda mantêm o hábito de fumar ? o índice é maior entre os homens (12,8%) do que entre mulheres (9%). Os números representam uma queda de 30,7% no percentual de fumantes nos últimos nove anos. Em 2006, 15,6% dos brasileiros declaravam consumir o produto.
No entanto, um estudo inédito do Instituto Nacional do Câncer (Inca) demonstra que, entre os brasileiros que consomem cigarros industrializados, cresceu a proporção daqueles que fumam cigarros de origem ilícita. Em 2008, 2,4% dos fumantes obtinham cigarro proveniente do mercado ilegal ? em 2013, o percentual passou para 3,7%.
"A redução do consumo deve ser comemorada, mas o crescimento do consumo de cigarros ilícitos merece total atenção. Sendo legal ou ilícito, o cigarro faz mal à saúde e precisa ser combatido. O diálogo e a participação dos países de fronteira, principalmente do Paraguai, nas ações de coibição do comércio ilegal são fundamentais. Esse será um tema que levarei para o encontro dos ministros da saúde do Mercosul no próximo mês", destacou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO