Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

CULTURA

- Publicada em 25 de Maio de 2015 às 00:00

Fronteiras do Pensamento lota Araújo Vianna em conferência de Richard Dawkins


LUIZ MUNHOZ/Divulgação/JC
Jornal do Comércio
No auditório Araújo Vianna lotado, a edição de Porto Alegre do Fronteiras do Pensamento 2015 inaugurou seu ciclo de palestras com a conferência do biólogo evolucionista Richard Dawkins, na noite desta segunda-feira (25).
No auditório Araújo Vianna lotado, a edição de Porto Alegre do Fronteiras do Pensamento 2015 inaugurou seu ciclo de palestras com a conferência do biólogo evolucionista Richard Dawkins, na noite desta segunda-feira (25).
Quando Dawkins entrou no palco, as pessoas o aplaudiram como se fosse uma estrela do rock. Logo após os aplausos, o silêncio foi absoluto. Toda a atenção era dividida entre o palco e os fones de tradução simultânea.
O cientista começou a palestra explicando o que são os genes e sua relação com a seleção natural. “Para os genes, sucesso é sobreviver”, diz. Ele também explicou a grande diferença entre como ocorrem as coisas na natureza e o planejamento econômico.
Para isso, ele deu o exemplo de uma floresta planejada, chamada de “floresta da amizade”. “Imagine uma floresta planejada com todas as árvores de dois metros. Ela seria melhor do que todas as outras porque as árvores iriam receber o sol de forma igual e todas receberiam energia para produzir”, afirma.
Só que de acordo com o biólogo, não é assim que funciona na natureza. “Assim que aparecesse uma árvore mutante um pouco mais alta, as outras também teriam que crescer, mudando todo o formato da floresta. Assim como em um jogo de futebol, quando alguém se levanta para ver melhor e obriga a pessoa de trás a se levantar também, fazendo com que, no final, todos estejam de pé e em uma posição pior do que a anterior”, conta.
Abusando de analogias, Dawkins comparou esse processo com a corrida armamentista humana. “Não precisaríamos de seus mísseis se vocês não tivessem bombas”, explica.
A próxima edição do evento irá ocorrer no dia 22 de junho e contará com a presença do fundador da Wikipédia, Jimmy Wales. As próximas conferências irão ocorrer no Salão de Atos da Ufrgs.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO