A mulher que em maio de 2013 foi flagrada agredindo um cão filhote da raça poodle na zona norte de Porto Alegre foi condenada a pagar R$ 2,6 mil em favor do Fundo Municipal de Defesa dos Animais. A proposta de conciliação foi aceita por Fabiana Santos Vanacor de Souza durante audiência relativa à ação civil pública de reparação movida pelo Ministério Público (MP). O caso ganhou repercussão nacional após um vizinho postar na internet um vídeo em que Fabiana agride o animal.
As imagens mostravam a mulher batendo não só batendo no cão, como incentivando o filho de três anos a fazer o mesmo. O poodle, de aproximadamente 40 dias, chegou a desmaiar após a violência.
De acordo com o MP, o processo permanecerá suspenso até o cumprimento da obrigação. A requerida está fazendo tratamento médico. Durante a audiência de conciliação, o Promotor Alexandre Saltz informou que, pela documentação apresentada, a demandada está sendo acompanhada pela Promotoria de Justiça da Infância e Juventude.
Desde o conhecimento do caso, o cão, chamado Rossi, foi adotado por Bruno Campelo, subsíndico do residencial onde a agressora morava na época.