Durante a campanha para a prefeitura de Porto Alegre, em setembro de 2012, o prefeito José Fortunati prometeu que o Hospital Público Veterinário Vitória estaria pronto em um ano. Após várias alterações no projeto arquitetônico e impasses com o Conselho Regional de Medicina Veterinária, a prefeitura decidiu mudar o terreno onde iria ser construído o complexo. Durante o ano de 2013, a estimativa de lançamento da pedra inaugural da obra foi adiada inúmeras vezes. Um dos motivos foi a alteração de endereço do hospital.
O complexo, que seria edificado no bairro Jardim Botânico, na rua Antônio Carlos Tibiriçá, por meio de uma parceria entre prefeitura e iniciativa privada, agora deverá ser instalado na Lomba do Pinheiro, na mesma área onde fica a Unidade de Medicina Veterinária (UMV) da Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda) -, na estrada Bérico José Bernardes, 3.489. Pelo termo de compromisso assinado em setembro de 2012, o município ficou responsável por ceder um terreno; e a Nova Vicenza Negócios e Participações S.A., por doar os recursos necessários para a execução do estabelecimento.
Segundo Rodrigo Souza, proprietário da Souza e Campelo Arquitetos Associados, o escritório contratado por Alexandre Grendene, diretor-presidente da Nova Vicenza Negócios e Participações, daqui a um mês o projeto executivo da obra deve estar finalizado para ser aprovado pela prefeitura da Capital. A área da UMV tem quatro mil hectares, conforme informações da Seda. A titular da pasta e primeira-dama da Capital, Regina Becker, acredita que a construção começará em abril de 2014. A administração do hospital ficará sob responsabilidade do município. A contratação de veterinários e funcionários administrativos será feita via concurso a ser realizado pela secretaria.