A família de Walmor Chagas acredita que o ator se suicidou. A hipótese também é tida como a mais provável pela polícia, que investiga o caso. O ator, 82 anos, estaria incomodado com os problemas de saúde que vinha sofrendo. Walmor foi encontrado morto na tarde de ontem em seu sítio em Guaratinguetá, no interior de São Paulo.
De acordo com a advogada Maria Dalva Zangrandi, contratada pela família de Walmor, o ator não deixou nenhuma carta ou bilhete, mas vinha manifestando para pessoas próximas incômodo com as suas condições de vida.
"Ele dependia de fisioterapeuta, fonoaudióloga e acompanhante. Tinha hipertensão e problema de estômago, que dificultava a alimentação", contou a advogada.
Mas o grande transtorno para Walmor, segundo a advogada, foi o aparecimento de catarata. "A catarata impedia que ele lesse, que sempre foi a sua grande paixão".
No final da manhã de hoje, a advogada conseguiu que o juiz Luiz Esteves autorizasse a liberação do corpo do ator para cremação, marcada para as 17h no Crematório Parques das Flores, na cidade de São José dos Campos. Antes, haverá uma cerimônia restrita a familiares e amigos.
A polícia abriu inquérito para investigar a morte. Para a conclusão do caso, será aguardado o resultado da perícia realizada no sítio. Também foi colhido material para exame residuográfico na mão do ator e de um funcionário do sítio.
"A hipótese mais plausível é de suicídio", afirmou delegado Adilson Marcondes.
A arma encontrada ao lado do corpo de Walmor tinha numeração raspada, de acordo com o delegado.
Nascido no Rio Grande do Sul, em 1930, o ator se dividiu entre teatro, cinema e TV. Na televisão, Walmor estreou em 1965 na novela "A outra", na Tupi. No mesmo ano, esteve em "Teresa", na mesma emissora. Na TV Globo, fez longa carreira com sucessos como "Corrida do Ouro" (1974), "O Grito" (1974), "Locomotivas" (1977), entre muitas outras. Seus trabalhos mais recentes no canal foram "Páginas da vida" (2006) e "Pé na jaca" (2006). Em "A favorita", o ator se destacou numa participação especial como Dr. Dante Salvatore.
Na Record, fez alguns de seus últimos trabalhos: "Mutantes - caminhos do coração" e "Promessa de amor". No início da noite de sexta, a emissora enviou a seguinte nota de pesar: "Seu talento e a qualidade de sua interpretação contribuíram para o sucesso da novela na Record e da teledramaturgia brasileira. Externamos nossa solidariedade à família e aos amigos".
No cinema, sua última participação foi ao lado de Vladimir Brichta em "A coleção invisível" (2012), de Bernard Attal. Também figuram entre seus principais trabalhos os filmes "Beto Rockfeller" (1970), a adaptação "Xica da Silva" (1976) e "Banana split" (1988).
Sua estreia no palco foi em 1948, com a peça "Antígona", de Jean Anouilh, e dirigida por Guilhermino Cesar. Durante sua carreira, ele fez cerca de 50 espetáculos, chegando a atuar com Cacilda Becker, com quem foi casado, em "Esperando Godot". A atriz sofreu um aneurisma fatal no intervalo da peça, em 1969.
Walmor Chagas será o grande homenageado do Prêmio Shell de Teatro em 2013, conforme foi anunciado em dezembro de 2012.