Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Trânsito

- Publicada em 26 de Julho de 2011 às 00:00

A cada 100 habitantes, 45 possuem habilitação em Porto Alegre


ANA PAULA APRATO/JC
Jornal do Comércio
Um estudo realizado pelo Detran/RS para o Dia do Motorista, comemorado ontem, detectou que o município de Feliz tem o maior número de motoristas proporcionalmente a sua população. A cada grupo de 100 pessoas, 56 são habilitadas no município da região do Vale do Caí.
Um estudo realizado pelo Detran/RS para o Dia do Motorista, comemorado ontem, detectou que o município de Feliz tem o maior número de motoristas proporcionalmente a sua população. A cada grupo de 100 pessoas, 56 são habilitadas no município da região do Vale do Caí.
No total são seis os municípios com mais de 50% da população habilitada. Além de Feliz, Horizontina (52%), Garibaldi e Antônio Prado (51%), Lajeado e Salvador do Sul (50%). Na Capital, esse índice é de 45 motoristas para cada 100 habitantes, e no Estado é de 37. O chamado índice de habilitação vem crescendo suavemente no Rio Grande do Sul ao longo dos anos. Em 2001 era de 28 condutores a cada 100 habitantes, passou para 32 em 2006 até chegar aos 37 a cada 100 atuais.
O número de motoristas habilitados aumentou 35% desde 2001, um crescimento médio de 3,5% ao ano. Hoje, são 4,02 milhões de motoristas habilitados no Estado. No início da década eram 2,9 milhões. O percentual de homens e mulheres é de 70% e 30%, respectivamente. Mais de 50% desses motoristas têm categoria B, ou seja, são habilitados somente para conduzir automóveis. Outros 36% são habilitados para conduzir motocicleta. Cerca de 20% estão nas chamadas categorias profissionais: caminhão, carreta, ônibus etc. A procura pela habilitação na categoria A foi a que mais cresceu na última década, registrando um incremento médio de 11% ao ano.
Um número considerável entre os motoristas gaúchos nunca teve pontos em seu prontuário. Dos 4,02 milhões de condutores habilitados, 44% não registraram multas em suas habilitações. Esse percentual representa um contingente de 1,7 milhão de motoristas que nunca foram flagrados cometendo uma infração. O número, no entanto, deve ser relativizado, já que a fiscalização não pode acompanhar todos os passos dos motoristas, e existe um número considerável que, apesar de possuir habilitação, não dirige. "Consideramos um índice bom.
Quase a metade dos motoristas gaúchos nunca cometeu infração. É um bom número. Isso mostra que os bons condutores estão aí e nos alerta para a necessidade de atenção com esse grupo que comete as faltas, que geralmente são reincidentes", afirma o presidente do Detran/RS, Alessandro Barcellos.
Se considerado o retrato analisado no dia 25 de julho - Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas -, 88% dos condutores estão com o prontuário sem nenhum ponto decorrente de infração de trânsito. Diariamente, esse número é alterado, já que a pontuação tem vida útil de 12 meses a partir da confirmação da infração.
Conforme Barcellos, dois são os grupos de pessoas mais vítimas do trânsito: jovens e idosos. "Os jovens em acidentes, principalmente por excesso de velocidade, e os idosos em atropelamentos. Temos de focar neles", diz.
O município de Feliz, onde os motoristas são maioria, tem hoje 6,9 mil condutores. Quase metade deles (48%) nunca teve nenhum ponto na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Como exemplo, ontem, 91% ou 6.334 condutores deste município estavam sem pontos na habilitação. O Detran lembra que os condutores que não cometerem infração no período de um ano terão desconto no IPVA.
A respeito da formação, o presidente da autarquia estadual acredita ser importante uma mudança no modo como ela é realizada para os condutores que desejam obter a carteira A, para motocicletas. "Acho que é preciso mais vivência prática. As aulas práticas são feitas em uma pista hoje. Tem de se buscar uma forma de dar experiência nas ruas para esses futuros condutores", observa.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO