Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Saúde

- Publicada em 05 de Janeiro de 2011 às 00:00

Convênio para Hospital da Ulbra em Canoas é aprovado


GILMAR LUÍS/JC
Jornal do Comércio
O projeto que estabelece um convênio entre o Hospital Mãe de Deus e a prefeitura de Canoas para a manutenção do Hospital Universitário (HU) da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) foi aprovado por unanimidade. A votação ocorreu na manhã de ontem, na Câmara de Vereadores de Canoas. Com a parceria de cinco anos, o Mãe de Deus ficará responsável pelo gerenciamento assistencial, administrativo e financeiro do hospital da Ulbra.
O projeto que estabelece um convênio entre o Hospital Mãe de Deus e a prefeitura de Canoas para a manutenção do Hospital Universitário (HU) da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) foi aprovado por unanimidade. A votação ocorreu na manhã de ontem, na Câmara de Vereadores de Canoas. Com a parceria de cinco anos, o Mãe de Deus ficará responsável pelo gerenciamento assistencial, administrativo e financeiro do hospital da Ulbra.
O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, disse que a instituição foi escolhida por se comprometer em destinar 70% dos leitos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). "O Universitário é referência para cerca de 14 milhões de habitantes de 42 cidades da Região Metropolitana, onde há um déficit de mil leitos", destaca.
A secretária municipal de Saúde e vice-prefeita da cidade, Beth Colombo, explicou aos vereadores os motivos que levaram a prefeitura a realizar uma cessão de uso temporário das instalações do HU. "Após a publicação do edital tivemos duas propostas concretas: a do Mãe de Deus e a da Santa Casa de Porto Alegre. Uma comissão avaliou seis itens e escolheu o Mãe de Deus porque a instituição se comprometeu em manter 70% de atendimentos pelo SUS e ainda investirá R$ 2 milhões para a arrancada", comenta.
Com a parceria, o Hospital Universitário vai oferecer atendimento no Centro Obstétrico, nas Unidades de Tratamento Intensivo e consultas com especialistas. Além disso, colocará em funcionamento 480 leitos - hoje há apenas 120.
De acordo com Beth, a partir de agora começa a transição para o Mãe de Deus. "Todos os funcionários do HU terão seus contratos rescindidos e serão ressarcidos pela Ulbra", acrescenta. De acordo com a secretária de Saúde, os servidores serão recontratados pelo Mãe de Deus. O atendimento à população segue sendo realizado normalmente.
Segundo ela, a parceria poderia ter sido feita através de um contrato, sem a necessidade de passar pela aprovação do Legislativo. No entanto, "o prefeito optou pelo convênio por consideração e respeito aos vereadores", complementa Beth.
A crise financeira da Ulbra foi motivada por um esquema de corrupção. A Polícia Federal concluiu que pelo menos R$ 67 milhões foram desviados da instituição. A crise resultou na redução do atendimento de pacientes do Universitário e no fechamento dos hospitais Independência e Luterano, em Porto Alegre.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO