Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Tradicionalismo

- Publicada em 20 de Setembro de 2010 às 00:00

Desfile Farroupilha reúne centenas de pessoas em Porto Alegre


Marcelo G. Ribeiro/JC
Jornal do Comércio
Centenas de pessoas acompanharam, nesta segunda-feira (20), as comemorações do feriado gaúcho de 20 de setembro, quando se comemora a Guerra dos Farrapos, ou Revolução Farroupilha, e o Dia do Gaúcho.
Centenas de pessoas acompanharam, nesta segunda-feira (20), as comemorações do feriado gaúcho de 20 de setembro, quando se comemora a Guerra dos Farrapos, ou Revolução Farroupilha, e o Dia do Gaúcho.
Pela manhã, a partir das 8h30, começou o tradicional Desfile Farroupilha, na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, em Porto Alegre. O evento teve início com o desfile cívico-militar, que contou com a participação da Brigada Militar, Polícia Civil e demais efetivos da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul.
Logo depois, o desfile continuou com a participação da banda marcial, prendas, cavalarianos, e diversos piquetes e CTGs (Centros de Tradições Gaúchas), representantes do tradicionalismo gaúcho. A governadora Yeda Crusius participou apenas da cerimônia de abertura das comemorações.
À tarde, a partir das 17h, haverá a extinção da Chama Crioula, no Palácio Piratini.
Na noite deste domingo (19), dentro das comemorações da Semana Farroupilha, aconteceu o Desfile Temático, na mesma avenida. A cerimônia reuniu cerca de 1,5 mil pessoas e 10 carros, celebrando o importante momento da história do Rio Grande do Sul.
Neste ano, a Revolução Farroupilha foi representada no desfile sob três aspectos: os ideais, explorando os motivos que levaram os farroupilhas a se posicionarem contra o Império; a cidadania, reproduzindo as famílias, com propriedades, direitos e deveres civis; e a revolução, com a movimentação das tropas no território gaúcho.
Leia também:
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO