Com a proximidade do Natal, o comércio sente o aumento das vendas. São muitos os setores que registram o movimento mais expressivo, porém, alguns ganham maior destaque. Bazares, lojas de decoração e de utilidades se preparam desde muito cedo para atender à demanda.
Fundada há 29 anos, a Zona Franca Natal, localizada no bairro Floresta, em Porto Alegre, é uma das lojas mais tradicionais de decorações natalinas. Não há quem passe pela avenida Cristóvão Colombo, na altura do número 1200, e não se encante com a grande loja decorada. De acordo com o empreendedor Joel Wofchuk, um dos sócios, o negócio foi inaugurado como uma das primeiras lojas de R$ 1,99 do Rio Grande do Sul, sendo a segunda do Estado a adotar esse modelo.
Desde o início, a Zona Franca trabalhou com datas comemorativas específicas, como Dia das Mães, Dia das Crianças, Páscoa, entre outras celebrações. A cada uma dessas datas, a loja passava por uma transformação, esvaziando o estoque de produtos gerais para se dedicar exclusivamente à temática do evento. “Meu pai trabalhava na época para a Brahma, na parte de eventos. Ele foi responsável pela fundação da ACC, Associação Cristóvão Colombo. Eles faziam grandes eventos aqui na avenida, eu recordo muito bem. Era criança e meu pai fazia uns presépios vivos, com animais, porque, na época, tinha um circo aqui na região com camelos, cangurus, então ele sempre gostou muito de trabalhar com isso e investiu na loja”, conta Joel, também conhecido por Joca.
De todos os eventos com que trabalhavam, o Natal sempre foi a data mais forte para o negócio. Após cerca de 15 anos de operação, a empresa decidiu transformar a loja para trabalhar exclusivamente com o Natal, abrindo sazonalmente. Atualmente, o estabelecimento abre de 24 de setembro a 24 de dezembro. “Quando nós abrimos, o dólar estava um para um na época, então tinham muitos produtos bacanas, mas já tínhamos a perspectiva de que o dólar não iria ficar no um para um por muito tempo”, destacou Joca, afirmando que o aumento da moeda norte-americana foi um ponto decisivo para a mudança do formato também. A preparação para a temporada de Natal, que ocorre ao longo do ano todo, é uma característica central do negócio. Segundo Joca, o processo de preparação é contínuo e não para, abrangendo desde a busca por produtos exclusivos até a montagem da loja e a produção artesanal.
Joca destaca que o único período de descanso ocorre no Ano Novo, já que, a partir do dia 15 de dezembro, começam as viagens para pesquisas de tendências e buscas de produtos para o próximo Natal. “Termina um Natal e já começamos a preparar o outro. Dia 15 temos uma viagem marcada, onde vamos atrás de produtos mais exclusivos para o Brasil”, afirma. A equipe viaja principalmente para a China, Panamá, Estados Unidos e São Paulo. A equipe passa o ano todo garimpando produtos. O pai de Joca, ainda na ativa, fica responsável por buscar as tendências de iluminação nos EUA.
A loja possui uma área de produção interna, chamada Fábrica de Natal, onde itens de decoração são criados de forma artesanal. Muitos produtos são feitos internamente, como o escapulário, que foi a tendência do ano. “Esses escapulários são produzidos à mão pelas decoradoras e não repetimos nenhum modelo. Todos são exclusivos”, destaca. A produção é contínua, já que não é possível mensurar antecipadamente o volume de vendas de certos itens. A empresa também faz projetos de decoração para clientes e corporações, como prefeituras, galerias, casas, shoppings e instituições, como o complexo hospitalar Santa Casa.
Joca comenta que a Zona Franca apresenta um crescimento anual, afirmando que a população local investe muito na data. Ao decorrer dos anos, o empreendedor observa alguns movimentos e diferentes tendências, consequência de fatores de incentivo cultural e até mesmo da pandemia de Covid-19. “A decoração migrou para a parte interna das residências. Antigamente, as pessoas investiam mais na parte externa, tinham até concursos promovidos pelas prefeituras. Hoje, infelizmente, não há mais esse estímulo em Porto Alegre. Percebemos que, a partir da pandemia, tivemos um crescimento ainda mais expressivo, mas na decoração interna. Até me questiono por que vendemos tanta iluminação, se não enxergamos nas ruas”, pondera.
Com 800 m², o espaço começa a ser organizado em julho. Com ambientes para pelúcias, bolinhas decorativas, árvores, vilas natalinas, presépios, um dos que chamam mais atenção é a grande arquibancada formada por inúmeros papais noéis de diversos tamanhos e estilos.
O catálogo totaliza 7,5 mil itens, sendo alguns bem curiosos, como o papel higiênico natalino e uma árvore de 20 metros.
Operando há 29 anos, loja de Porto Alegre tem andar exclusivo para decorações de Natal
A empresa familiar possui três unidades, sendo duas menores e mais populares e uma loja maior, que opera em um prédio de três andares
A procura pela decoração de Natal pode começar muito antes da data. Em lojas físicas ou em e-commerces, os consumidores buscam renovar os itens de decoração, acrescentando novidades a cada ano. Apesar de muitos consumidores realizarem as compras de Natal em lojas online, há, ainda, quem prefira bater perna, procurar de loja em loja e experienciar a compra, assim optando pelas lojas físicas.
Gabriela Platzer, à frente da Gaby Store, empresa familiar com 29 anos de história, conta que, apesar da concorrência com o online, é nesse momento do ano que a loja se destaca. “A competitividade é em relação ao preço. Não que as pessoas não busquem por preços, mas, na loja física, existe toda a experiência, atendimento, que é algo que prezamos muito. Aqui, as pessoas podem tocar, experimentar, testar composições de uma mesa posta, por exemplo”, explica a empreendedora.
O negócio frequentemente organiza eventos para engajar a clientela. A inauguração de períodos temáticos é tratada como um acontecimento especial para os empreendedores. No Halloween, foi realizado um evento com um túnel de terror e a presença de uma banda de rock. Para a inauguração do Natal, foi oferecido espumante para as clientes e um coquetel.
A loja busca investir mais no Natal, já que as vendas nesse período dobram. Assim, o local aposta em produtos diversificados, mais exclusivos, para além da quantidade. A empresa familiar possui três unidades, sendo duas menores e mais populares e uma loja maior, que opera em um prédio de três andares. O último andar do estabelecimento é exclusivo para as decorações e itens natalinos.
“Esse espaço fica fechado durante o resto do ano, não abre em nenhuma outra data comemorativa, funcionando exclusivamente no Natal”, destaca Gabriela, comentando que a loja realiza uma montagem e decoração totalmente diferente a cada ano. De acordo com a empreendedora, a intenção dessa ambientação é criar um Natal que se assemelhe ao Natal Luz, em Gramado, proporcionando uma experiência imersiva para os clientes.
A coleção de Natal deste ano, lançada no início de novembro, teve uma alta procura. “Nem havia nem começado dezembro e a maioria dos produtos já tinha sido vendida”, comenta Gabriela. Além da alta, esse aumento de vendas ocorre em todo o contexto da loja. O empreendimento reúne utensílios domésticos, brinquedos, presentes, artigos de decoração, totalizando cerca de 140 mil produtos catalogados. Recentemente, o empreendimento passou a investir no mercado de cosméticos também, reservando um espaço exclusivo na loja para isso.
“No início deste ano, quando sentei e categorizei todos esses produtos nas suas devidas categorias, observei os setores que tinham uma saída mais expressiva e o de cosméticos bateu todas as métricas. Percebo que essa geração atual está muito conectada à questão do wellness e que buscam muito por produtos de skincare”, observa Gabriela.
Serviço de decoração personalizada
A Gaby Store passou a oferecer serviço de decoração para espaços residenciais e comerciais. De acordo com Gabriela, muitos clientes optam por comprar árvores prontas, que são personalizadas de acordo com a vontade de cada cliente.
“Fazemos algumas perguntinhas para entender qual o estilo do cliente e enviamos o nosso portfólio também para eles terem algumas inspirações. Perguntamos a altura do pé direito, o tamanho do apartamento, casa, restaurante, para que se adeque ao ambiente”, explica.
O tempo de execução e entrega solicitado é de cerca de 10 dias úteis. O serviço inclui a entrega em casa, montagem de árvores, guirlandas, entre outros itens.
Fundação e próximos passos do empreendimento
Gabriela está à frente do negócio há quatro anos. Além dela, o irmão e os pais também atuam no negócio familiar. A empresa, criada pelos seus pais há 29 anos, iniciou como uma pequena loja de R$ 1,99, negócio clássico dos anos 1990. Atualmente, duas unidades seguem operando no formato mais bazar. A terceira e maior loja abriu as portas há cerca de quatro anos e reflete um sonho antigo dos pais de Gabriela. Eles desejavam ter um lugar com melhor apresentação, iluminação e prateleiras, vendendo produtos que viam em viagens.
“Essa unidade é diferente. Tem mais setores, produtos mais diversificados e exclusivos. Aqui, conseguimos criar espaços únicos, como o quiosque de Havaianas, ou a parte exclusiva dedicada a produtos da Lupo”, destaca.
A Gaby Store está prestes a lançar seu próprio e-commerce. A decisão veio na busca de expandir o negócio. Entre os desafios, a empreendedora cita o volume de produtos e lidar com complexidades de logística e tributação entre estados. Para mitigar erros, a empresa decidiu dar um passo para trás e catalogar aos poucos.
“Prefiro não errar, pecar pelo excesso. Até agora, estão funcionando muito bem as vendas via Instagram e WhatsApp”, afirma.
Endereço e horário de funcionamento da Gaby Store
A Gaby Store está localizada na rua Lopes Teixeira, nº 69, no bairro Jardim Itu, na Zona Norte de Porto Alegre. O espaço funciona de segunda a sábado, das 9h às 19h.
Há três gerações, negócio na Zona Sul oferece menu especial de Natal
De acordo com as sócias, o Natal é a data mais importante para o negócio, tanto no faturamento, quanto no propósito do empreendimento
Mantendo a tradição de mais de 20 anos, o Machry Armazém e Bistrô, lançou o menu oficial de Natal. O serviço, já tradicional no negócio, é um dos carros-chefes do estabelecimento localizado no bairro Tristeza, na Zona Sul da Capital. À frente do empreendimento estão as irmãs Ilse e Iara Machry, que herdaram o negócio e o talento da mãe, Carmen, que abriu o estabelecimento na década de 1980.
De acordo com as irmãs, o Natal é a data mais importante para o negócio, tanto no faturamento quanto no propósito do empreendimento. Além das ceias, o Machry aposta em produtos de decoração, cestas de presentes, souvenirs de Natal, além de uma série de produtos artesanais, como pães, biscoitos e bolos feitos especialmente para a época.
Para dar conta de tudo isso, a preparação para o período natalino começa em julho, período em que se inicia a compra de itens decorativos. Pesquisas e testes são realizados para entender tendências, novidades e para saber o que ainda vale manter ao passar dos anos.
A história das cestas e das ceias surgiu após o início da produção dos bolos de Natal. Desse ponto, evoluiu para as cestas e, posteriormente, para ceias. “É um serviço muito tradicional, que já dura 20 anos, talvez um pouco mais. Não sabemos ao certo quando foi a primeira vez, pois começou de uma forma informal. A história surgiu dos bolos de Natal, algo muito tradicional que a gente sempre fez”, conta Iara.
O setor de presentes é muito forte no Machry. Bolos, cestas e kits são os destaques. Os presentes corporativos, que podem ser personalizados, representam uma parte significativa das vendas no período.
Paralelamente à montagem das cestas, inicia-se a escolha do cardápio das ceias. Existem pratos que são considerados tradicionais e que não podem faltar, como peru, lombo e chester. Embora esses pratos clássicos permaneçam, os menus são atualizados anualmente com mudanças na decoração, na combinação de ingredientes, ou com novas receitas.
"Todo ano, mudamos alguma coisa e outra, mas os clássicos permanecem. Tem alguns pratos que os clientes sempre querem, como o purê de maçã, que não pode faltar. Este ano, o quiche de salmão com espinafre é novidade. Várias pessoas estão comentando e elogiando", comenta Ilse.
O menu de Natal conta com cerca de 30 opções, entre pratos principais, entradas e doces. Além disso, o menu oferece opções de bebida como soda italiana e clericot.
Entre os pratos principais, estão os tradicionais chester recheado e o lombo assado com laranja caramelizada. Além disso, destacam-se a torta de espinafre com salmão e o rocambole de frango ao molho de nata.
Nas entradas, salpicão e panelinhas de diversos sabores estão entre as opções. Já na parte dos doces a torta Citrone é um clássico. "Em primeiro lugar, fazemos um relatório para saber o que vendeu, o que não vendeu, o que repetimos, ou não. A ideia é entender a popularidade do produto e o quanto foi aceito. Isso é o que define nosso cardápio", explica Ilse. O Natal é uma data de extrema relevância para a organização, sendo um pilar fundamental que envolve tanto um retorno financeiro quanto nas conexões e relações criadas com os clientes.
"É a data que mais remunera. Tornou-se um período que a gente tem a beleza, tem a parte das comidas e tem muito a valorização dos clientes, de vir aqui visitar. Tem pessoas que cresceram aqui dentro e hoje trazem os seus filhos. Então não é só o financeiro que alimenta, é todo esse reconhecimento também", conta Iara. "Com crise ou sem crise, a cada ano crescemos mais", completa a irmã.
As encomendas podem ser realizadas até o dia 16 de dezembro, através do site do Machry.

