A resiliência marca a trajetória dos empreendedores Rochele Lautenschlager e Rafael Eugenio, franqueados da marca de piscinas Igui em Porto Alegre. O casal abriu em dezembro de 2022 a primeira loja conceito da rede na Capital, localizada na rua Edu Chaves, bairro São João. Após ter o espaço destruído pela enchente de maio de 2024, Rochele e Rafael reinauguraram o empreendimento, agora em um novo e nobre endereço, na avenida Carlos Gomes.
O show room na Edu Chaves ocupava uma área de 800 metros quadrados e teve investimento de R$ 1,5 milhão. O local contava com exposição de piscinas revestidas com cerâmica, além de todo o portfólio da marca. “Saímos da loja na sexta-feira (3 de maio), quando começou a enchente, para auxiliar um familiar que estava sendo atingido em Canoas. Não tínhamos a dimensão que ia chegar até a nossa loja”, conta Rochele.
Apenas em junho Rafael conseguiu entrar novamente no prédio, embora ainda houvesse água no interior, e se viu diante de um cenário de destruição. “Meu esposo foi com água na cintura para acessar a loja, e foi nesse momento que a gente se deparou com tudo saqueado. O que a água não atingiu foi saqueado, televisões e equipamentos que ficaram no alto foram levados”, lamenta.

A loja-conceito avenida Carlos Gomes, nº 430
TÂNIA MEINERZ/JC
As seis piscinas instaladas no chão precisavam ser removidas para verificar como estava a estrutura embaixo delas. Inicialmente, a ideia era reformar todo o prédio, que era alugado, mas não houve apoio por parte do proprietário. Com a parceria da fabricante Igui, teve início a busca por um novo endereço para reabrir a loja.
A operação ficou interrompida durante maio de 2024 devido à enchente. O trabalho foi retomado em meados de junho em um modelo provisório, já revertendo em vendas. “A gente contou com o apoio dos nossos clientes. Quem já tinha piscina emprestava o seu espaço, deixava levar outro cliente na sua casa para mostrar e vender a piscina. Foi tão introspectivo porque passava mais credibilidade assim”, descreve a empreendedora.
O bom relacionamento junto a arquitetos também foi fundamental para auxiliar na atração de consumidores, uma vez que muitas pessoas não chegaram a ver a piscina instalada antes de concretizar a compra. “O arquiteto indicava: ‘olha, essa loja é confiável, pode fechar com eles’. Muitos diziam que queriam ir na loja, mas por confiança realizavam a compra”, afirma.
O casal auxiliou na arrecadação e distribuição dos donativos aos desabrigados no Estado, tendo o apoio da rede da Igui. Apenas uma funcionária foi desligada durante o período, mas recontratada quando a operação foi retomada no novo endereço. A loja recém-inaugurada teve investimento de R$ 1 milhão e fica em um espaço de 300 metros quadrados na avenida Carlos Gomes, nº 430, no bairro Auxiliadora. “É a Faria Lima de Porto Alegre”, brinca Rochele, em alusão à famosa rua de São Paulo.

Após ter o espaço destruído pela enchente de maio de 2024, Rochele e Rafael reinauguraram o empreendimento
TÂNIA MEINERZ/JC