Sarah Oliveira

Sarah Oliveira
Estagiária do GeraçãoE

Sarah Oliveira

Sarah Oliveira Estagiária do GeraçãoE


Negócios

Com 20 mil unidades vendidas em 40 dias, gêmeos criam marca de barras proteicas em Porto Alegre

A Protwins busca oferecer snacks saborosos com altas doses de proteína voltadas para atletas e trabalhadores
Inaugurada no início de fevereiro, a Protwnis (@the.protwins) é uma novidade voltada aos atletas e porto-alegrenses. A marca via oferecer opções práticas e saudáveis para quem possui uma rotina pesada. O negócio foi desenvolvido pelos irmãos gêmeos Ricardo e Eduardo Leal. Com cerca de 40 dias em funcionamento, a Protwins vendeu 20 mil unidades. O produto está presente em 30 locais físicos e realizou envios para quase todos os estados do País pelo e-commerce, de acordo com os empreendedores. “Nós sempre tivemos a vontade de empreender. Desde que entramos na faculdade, trabalhamos em vários locais e sempre procurando onde poderíamos desenvolver algum produto. Sempre fomos estimulados a isso em casa também”, explica Ricardo. Ele conta que os estudos começaram no início de 2024, quando passaram a se aprofundar em assuntos de mercado. Ligados ao mundo do esporte, os irmãos encontraram o segmento dos produtos à base de proteína. “A nossa rotina sempre foi muita corrida, fazíamos duas faculdades, trabalhávamos em turno integral e fazíamos atividades físicas variadas, como jiu-jitsu, natação, golfe, tênis, futebol, corrida. Então, não tínhamos tempo para uma refeição, começamos a consumir muita suplementação. Após horas no escritório, acabávamos pegando uma barra de proteína, um snack proteico, por exemplo. Assim como nossos colegas de trabalho e faculdade”, rememora Ricardo. A partir dessa experiência, os empreendedores perceberam uma oportunidade e passaram a desenvolver a marca ao lado de profissionais de marketing. “O próprio nome Protwins remete a nós, vem de gêmeos. Muitas barras não são digeríveis, queríamos que, além de saboroso, o nosso produto tivesse a maior quantidade de proteína possível e a mais pura do mercado”, explica.
Inaugurada no início de fevereiro, a Protwnis (@the.protwins) é uma novidade voltada aos atletas e porto-alegrenses. A marca via oferecer opções práticas e saudáveis para quem possui uma rotina pesada. O negócio foi desenvolvido pelos irmãos gêmeos Ricardo e Eduardo Leal.

Com cerca de 40 dias em funcionamento, a Protwins vendeu 20 mil unidades. O produto está presente em 30 locais físicos e realizou envios para quase todos os estados do País pelo e-commerce, de acordo com os empreendedores. “Nós sempre tivemos a vontade de empreender. Desde que entramos na faculdade, trabalhamos em vários locais e sempre procurando onde poderíamos desenvolver algum produto. Sempre fomos estimulados a isso em casa também”, explica Ricardo.

Ele conta que os estudos começaram no início de 2024, quando passaram a se aprofundar em assuntos de mercado. Ligados ao mundo do esporte, os irmãos encontraram o segmento dos produtos à base de proteína. “A nossa rotina sempre foi muita corrida, fazíamos duas faculdades, trabalhávamos em turno integral e fazíamos atividades físicas variadas, como jiu-jitsu, natação, golfe, tênis, futebol, corrida. Então, não tínhamos tempo para uma refeição, começamos a consumir muita suplementação. Após horas no escritório, acabávamos pegando uma barra de proteína, um snack proteico, por exemplo. Assim como nossos colegas de trabalho e faculdade”, rememora Ricardo.

A partir dessa experiência, os empreendedores perceberam uma oportunidade e passaram a desenvolver a marca ao lado de profissionais de marketing. “O próprio nome Protwins remete a nós, vem de gêmeos. Muitas barras não são digeríveis, queríamos que, além de saboroso, o nosso produto tivesse a maior quantidade de proteína possível e a mais pura do mercado”, explica.
LEIA TAMBÉM > Cervejaria dentro de uma vinícola: agroindústria da Serra produz cerveja à base de uvas típicas da região

Depois de oito meses de trabalho, os irmãos chegaram aos dois produtos oferecidos pela Protwnis: as barras de proteína e os bites proteicos, que são uma novidade no ramo. “Diferentemente de outras do setor, as nossas barras são voltadas para a performance, para o desempenho. Estamos hoje muito presentes em empresas, para pessoas que trabalham. Além do meio esportivo no geral”, pontua Eduardo.

Ele complementa que a proposta de pensar nas necessidades de quem precisa de opções ágeis no dia a dia do trabalho está sendo um diferencial. “Começamos com um braço dentro do negócio para estar no local de trabalho dos funcionários e empreendedores. Fomos entrando nas empresas e fizemos uma rede legal. O resultado foi que, em menos de 40 dias, vendemos 20 mil unidades”, conclui.

Os empreendedores apontam para um dado do mercado: hoje, o público de brownies e alimentos proteicos é majoritariamente feminino. A partir dessa evidência, os irmãos resolveram trabalhar estratégias para alcançar também o público masculino. Uma das apostas para isso foi trazer pessoas que têm destaque no mundo empresarial para divulgar a marca, como Pedro Bartelle e Luciano Hang. Mas, após a chegada do produto à clientela, eles perceberam que a praticidade no consumo dos produtos acabou agradando todos os públicos, de acordo com os sócios.

“O pessoal gostou muito do sabor. O feedback foi muito positivo para nós, para quem não é do esporte acaba comendo por conta do sabor. E esportistas de alta performance, como de corrida, tênis e natação, precisam de uma sustância maior, gostaram porque temos carboidratos de alta absorção e colágeno. Além de uma dose de proteína acima de nossos concorrentes”, diz Eduardo.

Eles pontuam que um dos diferenciais do produto é a embalagem que possibilita que o alimento seja consumido aos poucos e armazenado corretamente. Além dos bites, que são pequenos quadradinhos proteicos vendidos em pacotes zip lock, sem adição de açúcar, sem glúten e 7g de proteína cada. 
LEIA TAMBÉM > Franquia de armários inteligentes criada em Porto Alegre projeta faturamento de R$ 8 milhões

As cores e símbolos das embalagens são inspiradas nos esportes tênis e golfe. “A letra cursiva da logo foi pensada para remeter a algo personalizado, tudo passou por um cuidado. E o slogan ‘o sabor da conquista diária’ veio da nossa história, que com uma rotina pesada, que é algo comum de quem pratica esportes ou tem metas e objetivos, é quase como se fosse uma vitória por dia. Parar e comer um lanche é aquela hora em que você conseguiu atingir o que se propôs. Remete a uma realização pessoal, uma realização também no sabor", diz Eduardo.

Atualmente, a Protwins trabalha com os sabores cookies & cream e doce de leite, mas vem novidade por aí. Em abril, estará disponível o sabor creme de avelã, com a mesma quantidade de proteína e menos calorias. Futuramente, a marca incluíra gummys de creatina aos produtos.

Os produtos da Protwins e seus pontos físicos de revenda podem ser acessados através do site www.protwins.com.br.