Fatores como educação, apoio público e segurança são alguns dos motivos que tornam a capital gaúcha uma boa opção para os negócios

Especialistas acreditam no potencial empreendedor de Porto Alegre


Fatores como educação, apoio público e segurança são alguns dos motivos que tornam a capital gaúcha uma boa opção para os negócios

Com diversos novos negócios abrindo dia após dia, Porto Alegre cresce cada vez mais quando o assunto é empreendedorismo. Em 2022, a capital gaúcha ficou em primeiro lugar no índice de Concorrência dos Municípios, eleita a cidade com o melhor ambiente de negócios em todo o Brasil. Na opinião de especialistas, fatores como educação, apoio público e segurança são alguns dos motivos que tornam Porto Alegre opção de empreendedores e empreendedoras.
Com diversos novos negócios abrindo dia após dia, Porto Alegre cresce cada vez mais quando o assunto é empreendedorismo. Em 2022, a capital gaúcha ficou em primeiro lugar no índice de Concorrência dos Municípios, eleita a cidade com o melhor ambiente de negócios em todo o Brasil. Na opinião de especialistas, fatores como educação, apoio público e segurança são alguns dos motivos que tornam Porto Alegre opção de empreendedores e empreendedoras.
 

Presença de investidores consolida a cidade

Entre os diferentes fatores que tornam uma cidade um ambiente pujante para negócios, a existência de políticas públicas que apoiem o pequeno empreendedor pode ser um aspecto decisivo no momento de escolha pela localização ideal. Guilherme Bertoni, coordenador da incubadora de negócios Base, da ESPM, destaca o papel do poder público.
"Temos uma gestão municipal com políticas voltadas para a melhoria do ambiente de negócios, inclusive com iniciativas para oferecer um ambiente regulatório ágil. Ou seja, a cidade busca a simplificação dos processos burocráticos, facilitando a abertura de novas empresas e a obtenção de licenças", expõe. De acordo com especialista, isso reduz o tempo e o custo necessário para iniciar e operar um negócio.
Outro fator essencial para o desenvolvimento de uma cidade empreendedora é a educação e formação de novos talentos. Nesse sentido, Guilherme acredita que a capital gaúcha se consolida em uma forte posição, com universidades, institutos e fundações voltadas ao fomento do empreendedorismo e de novos talentos. "Programas de treinamento e desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais garantem uma força de trabalho bem preparada para as demandas do mercado", comenta. A consequência desses fatores torna o ecossistema empreendedor de Porto Alegre inovador, define Guilherme.
"A cidade tem um forte ecossistema de inovação que favorece o desenvolvimento de startups. Inclusive, é por causa desse ecossistema que Porto Alegre se destaca por sua cultura empreendedora. Eventos, meetups, redes de apoio mútuo, mentorias e compartilhamento de conhecimento podem desempenhar um papel importante em nutrir essa cultura." Considerando a cidade como um ambiente favorável aos negócios, Porto Alegre também registra uma sólida rede de investidores, aponta Guilherme. "Há uma forte presença de investidores anjos, capital de risco e outras formas de financiamento que facilitam para os empreendedores obterem capital necessário para iniciar e expandir seus negócios", explica. Segundo Guilherme, bons investidores procuram boas empresas, e, para isso, eventos como South Summit facilitam a conexão.
 

Capital vive ascensão, percebe especialista do Sebrae-RS

Em meio ao cenário nacional, Porto Alegre destaca-se, cada vez mais, como um ambiente dinâmico e propenso ao empreendedorismo. Quem avalia o setor é Paulo Bruscatto, gerente da  regional metropolitana do Sebrae-RS. Na opinião do especialista, a cidade transborda capacidade para atrair investimentos, conexões internacionais e conteúdos diferenciados.
Eventos de grande porte corroboram para o ecossistema pujante da Capital, além de gerar oportunidades em setores como turismo, comércio e serviços gastronômicos, aponta Paulo. "Quanto mais avançada a cidade, ela fica mais densa em serviços, e essa potência no turismo, nos eventos no mundo das startups também ficam em plena ascensão, bem como comércio e gastronomia", considera. 
Mais do que os tradicionais modelos de negócios, Paulo destaca uma recente transformação no varejo. "Novos modelos estão se unindo aos modelos tradicionais, o que acaba por sugerir mais digitalização e maior atuação em e-commerce", diz. O crescimento por negócios que apostam em modelo de redes de franquias também é uma característica da capital gaúcha.
 

Colaboração é palavra-chave

De acordo com Naira Libermann, coordenadora do curso de Administração da Escola de Negócios da Pucrs, eventos como o South Summit são o encontro perfeito entre fatores necessários para desenvolver uma cidade empreendedora. "Propiciam oportunidade de networking, troca de aprendizado, inspiração, inovação, conhecimento, acesso a recursos e também fortalecem a comunidade empresarial local", define Naira.
Para a especialista, o que eleva o nível do ecossistema empreendedor é a chamada inovação colaborativa. "Ao envolver ativamente todos os atores como governo, setor empresarial, academia e sociedade civil no processo de inovação, promove-se uma cultura de colaboração e cocriação, que pode levar a soluções mais abrangentes e eficazes para desafios complexos", reflete.

'É essencial que Porto Alegre continue a inovar'

O alinhamento de alguns fatores é o que contribui para o crescimento dos negócios na cidade, acredita Daiana de Leonço Monzon, diretora de Inovação da Universidade Feevale. Para a especialista, fatores como uma boa infraestrutura e segurança jurídica propiciam um cenário atraente para os negócios.
Consequentemente, pondera Daiana, é essencial que a cidade, seja no setor público ou no privado, mantenha uma análise constante do mercado para identificar setores que possam estar enfrentando desafios de superoferta ou até na própria demanda dos consumidores. "Não há indicações específicas de saturação, mas é essencial que Porto Alegre continue a inovar e a adaptar-se às novas tendências econômicas para manter seu ambiente de negócios dinâmico e competitivo", afirma.
Sendo assim, na hora de abrir o próprio negócio, é relevante que todos os segmentos de interesse sejam analisados. "Segmentos como a tecnologia de gestão de resíduos e serviços financeiros mostram-se promissores", aconselha Daiana. "Essas áreas podem beneficiar-se da inovação e do desenvolvimento sustentável, contribuindo para a diversificação econômica da cidade", diz.