A marca, que surgiu em 2015, conta com duas unidades em Porto Alegre

Bar do Espartano conquista a clientela com um ambiente descolado em frente à pista


A marca, que surgiu em 2015, conta com duas unidades em Porto Alegre

Um ambiente jovem e descolado, que atende todos os tipos de público e fomenta o esporte local. Esse é o propósito do Espartano da Pista, operação que, desde 2021, funciona ao lado da Megapista da Orla.
Um ambiente jovem e descolado, que atende todos os tipos de público e fomenta o esporte local. Esse é o propósito do Espartano da Pista, operação que, desde 2021, funciona ao lado da Megapista da Orla.
A história do empreendimento começou em 2015, quando o trio de jovens empreendedores Gustavo Ghidini, Ramon Nobre e Raphael Peter, que trabalhava promovendo viagens para jovens do Ensino Médio, abriu um empreendimento para atender esse público no período das férias escolares. Inicialmente, o Bar do Espartano era apenas um quiosque na praia de Imbé. Após três anos de operação no Litoral, os empreendedores resolveram dar início à expansão da marca e abriram a primeira sede em Porto Alegre. O ponto escolhido foi a orla do Guaíba, perto do Gasômetro, local que, segundo Raphael, reflete os valores dos empreendedores.
"Foi bem na época da licitação da Orla. Foi super difícil de conseguir a concessão, mas insistimos e conseguimos. Como temos essa vibe muito praiana, quando decidimos vir para Porto Alegre procuramos um lugar que tivesse a nossa essência, que transmitisse os valores da marca e as coisas que a gente acredita. Na Orla, encontramos esse lugar", relembra Raphael.
 
 
Após a abertura da primeira sede na Capital, o Bar do Espartano foi, pouco a pouco, expandindo. Os empreendedores abriram operações em Atlântida e na Praia do Rosa, e atualmente contam com uma sede em Florianópolis e duas em Porto Alegre - além da loja da Megapista, os empreendedores assumiram a operação do Complex Skatepark, que atualmente se chama Espartano Skatepark.
 
Em 2021, o Bar do Espartano de Porto Alegre se mudou para a atual sede. Localizado na maior pista de skate da América Latina, a operação oferece comidas, lanches, drinks e sucos para os frequentadores da Orla. Na parte gastronômica, o foco são as pizzas, que ficam por conta da Pizzaria Lazca, e os hambúrgueres. Já na parte dos drinks, o destaque são as caipirinhas, bebida que, segundo Raphael, é o carro-chefe do empreendimento desde o quiosque em Imbé.

Atualmente, o Espartano conta com uma sede em Florianópolis (SC) e duas em Porto Alegre. Além do ponto na Orla, o negócio assumiu a operação do Complex Skatepark, que, agora, chama-se Espartano Skatepark.
 
O Bar do Espartano é um ambiente convidativo que busca refletir os ideais dos seus fundadores. Os três jovens, vendo que iriam precisar de ajuda para tocar todas as suas operações, resolveram apontar sócios operadores para cada uma de suas sedes. Esse foi o caso de Guilherme Sotero, sócio operador da sede da Orla.
 
"Quando estávamos no processo de adquirir o Skatepark, sentimos que não dávamos mais conta de fazer a linha de frente de todos os projetos. Decidimos começar a vender e colocar pessoas que tivéssemos confiança à frente dos negócios. Foi assim que a gente convidou o Guilherme para virar nosso operador. Ele foi nosso gerente por 3 anos e era um cara que tinha os ideais da marca", conta Raphael.
 
Outro ponto enfatizado pelos empreendedores é fomento ao esporte local, mais especificamente ao skateboard. O Bar do Espartano patrocina cerca de 12 atletas, entre profissionais e amadores.
 
"O mercado do skate é muito explorado e as marcas que fazem parte dele já são muito batidas, são sempre as mesmas. Não tem muito restaurante que se envolve com o skate. Então, é algo que para os atletas faz sentido."
Informações gerais sobre o Espartano da Pista
 
A operação é de segunda a terça-feira, das 13h às 21h, e de quarta-feira a domingo, das 10h às 23h.