A proposta do Olho Mágico é ser um espaço aconchegante e intimista

Amigas comandam bar com foco na comida caseira e cerveja artesanal no Bom Fim


A proposta do Olho Mágico é ser um espaço aconchegante e intimista

 Depois de quatro anos empreendendo em Viamão, as amigas Denise SantAna e Bibiana Pedott decidiram que era hora de criar raízes em Porto Alegre. Desde 2022, a dupla comanda o Olho Mágico, bar que opera com uma proposta intimista e cultural na rua Cauduro, nº 35, no Bom Fim.Foi em uma oficina de cerveja artesanal no antigo empreendimento da dupla, um coworking no centro de Viamão, que aprenderam a fazer cerveja e desenvolveram gosto pela atividade. Um tempo depois, o hobby virou profissão e as amigas criaram a própria receita, uma Apa que nomearam de Toma! - a cerveja feita por mulheres. Durante a pandemia, o item foi engarrafado e comercializado, mas, atualmente, é produzido em parceria com outra cervejaria gaúcha e vendido no bar.
 Depois de quatro anos empreendendo em Viamão, as amigas Denise SantAna e Bibiana Pedott decidiram que era hora de criar raízes em Porto Alegre. Desde 2022, a dupla comanda o Olho Mágico, bar que opera com uma proposta intimista e cultural na rua Cauduro, nº 35, no Bom Fim.

Foi em uma oficina de cerveja artesanal no antigo empreendimento da dupla, um coworking no centro de Viamão, que aprenderam a fazer cerveja e desenvolveram gosto pela atividade. Um tempo depois, o hobby virou profissão e as amigas criaram a própria receita, uma Apa que nomearam de Toma! - a cerveja feita por mulheres. Durante a pandemia, o item foi engarrafado e comercializado, mas, atualmente, é produzido em parceria com outra cervejaria gaúcha e vendido no bar.
GIOVANNA SOMMARIVA/ESPECIAL/JC

LEIA TAMBÉM > Com foco nos lanches veganos, cafeteria é novidade no Bom Fim

O objetivo do Olho Mágico, desde que o bar abriu, em Viamão, é fomentar a cultura, realizando eventos e encontros. “A ideia era desenvolver um espaço cultural lá, movimentar a rua, fazíamos muitas feiras culturais”, lembra Denise. A dupla ficou por lá durante um ano, até 2022, quando se mudaram para o ponto no Bom Fim. “A rua aqui é muito calma, residencial, então tudo que fazemos é um clima mais intimista, eventos tranquilos e sempre de portas fechadas”, acrescenta a sócia, que reforça o compromisso do bar em fechar antes da meia-noite.

“Sofremos resistência no início, quando souberam que seria um bar. Acharam que seria um bar de beberagem, com o pessoal incomodando e fazendo barulho, mas essa nunca foi nossa proposta”, garante Denise, que comemora a boa relação estabelecida com a comunidade. “Quase todos os nossos vizinhos frequentam o bar, fazem reservas e comemoram seus eventos aqui”, destaca.

Ao encontro da proposta cultural do Olho Mágico, o bar já foi espaço para lançamentos de livros, saraus literários, reuniões de trabalho, lançamento de documentário e até sede de aulas da Ufrgs. “Nosso público vem procurando essa tranquilidade, as pessoas que vêm até o bar querem esse tipo de clima aconchegante e silencioso”, acredita Denise.
GIOVANNA SOMMARIVA/ESPECIAL/JC

O cardápio do bar

Além da cerveja autoral da marca, o bar comercializa bebidas da Cervejaria Joana, cachaças e refrigerante de capim, todos artesanais. A cozinha é comandada por Bibiana e o carro-chefe são os lanches, como o pão com mortadela, que custa R$ 13,00, e o buraco quente, pão com refogado de carne de panela, no valor de R$ 15,00.

LEIA TAMBÉM > Aplicativo que pretende ser a bússola do rolê, conectando bares a clientes, chega em Porto Alegre

Informações gerais

Com espaço para acomodar até 50 pessoas, o bar opera de quarta-feira a sábado, das 17h às 23h30min.