Hoje é comemorado o Dia do Pão de Queijo. A iguaria, criada em Minas Gerais, é presença garantida no dia a dia dos brasileiros e da redação do Jornal do Comércio. Baseado nas dicas dos jornalistas da equipe do JC, confira 10 lugares para celebrar o Dia do Pão de Queijo em Porto Alegre:
Ver essa foto no Instagram
1. Pão de queijo de provolone

O Oh Brüder é parada obrigatória neste Dia do Pão de Queijo. Quem diz isso é Isadora Jacoby, editora do GeraçãoE. “O diferencial é que o pão de queijo é muito cremoso por dentro. Tem que comer quentinho para ter a experiência completa”, diz a jornalista, que destaca o pão de queijo de provolone.
- Oh Brüder Passo D’Areia: rua Bezerra de Menezes, nº 290. Bela Vista: rua Casemiro de Abreu, nº 1495.
- De terça à sexta-feira, das 10h às 19h. Aos fins de semana, das 8h30min às 19h
2. Fazendo pães de queijo desde 1979
Em 1979, foi inaugurada a primeira loja da Casa do Pão de Queijo em Porto Alegre. A marca é uma das pioneiras em produção e distribuição das iguarias mineiras no Rio Grande do Sul. Quem não perdeu a chance de acompanhar a inauguração foi Cláudio Isaías, repórter do Jornal do Comércio, e Tânia Meinerz, coordenadora fotográfica. “Foi a primeira vez que eu comi pão de queijo, e muito pão de queijo”, rememora Cláudio.
- Casa do Pão de Queijo Floresta: avenida Cristóvão Colombo, nº 2091. Centro Histórico: avenida Otávio Rocha, nº 171
- De segunda à sexta-feira, das 08h30min às 18h. A loja do Centro Histórico também abre aos sábados, das 8h30min às 13h
3. Pão de três queijos

Clássico da Capital, o Zaffari também é espaço para a celebração do Dia do Pão de Queijo. O local está na lista de preferências de Mauro Belo Schneider, editor do site do Jornal do Comércio. “O biscoito três queijos é o meu pão de queijo preferido”, destaca o jornalista.
- Zaffari: são 10 lojas espalhadas por Porto Alegre. A rede também possui sedes em outras cidades do Estado e em São Paulo
4. Quatro pães de queijo recheados por R$ 8,00

A Recheadinhos não recebe o nome à toa. A empresa comercializa, por R$ 8,00, um combo de quatro pães de queijo recheados. Para o paladar de Giovanna Sommariva, repórter do GeraçãoE, essa é a melhor opção para celebrar o Dia do Pão de Queijo. “Vale muito a pena conhecer”, entende.
- Recheadinhos: Estr. João de Oliveira Remião, nº 6634, Lomba do Pinheiro
- Todos os dias, das 11h à 1h
5. Pão de queijo na Zona Sul
Comer um pão de queijo enquanto desfruta dos ares tranquilos de uma praça. Certamente, esse é um excelente programa para Luciane Medeiros, subeditora do site do Jornal do Comércio, que indica a Confeitaria Bassani para celebrar o Dia do Pão de Queijo.
- Confeitaria Bassani: Praça Comendador Souza Gomes, nº 15, bairro Tristeza
- De terça-feira a sábado, das 7h às 20h. Aos domingos, o funcionamento acontece das 8h às 12h e das 14h às 20h
6. Pão de queijo com churrasco
Pão de queijo com churrasco pode parecer uma combinação, no mínimo, inusitada. Mas não para João Pedro Cecchini, estagiário do GeraçãoE. O estudante de jornalismo indica a Churrascaria Porto Alegrense para desfrutar da iguaria mineira. “O pão de queijo vem como couvert, para abrir o apetite para as carnes que vem depois”, observa.
-
Churrascaria Porto Alegrense: avenida Pará, nº 913, São Geraldo
- De segunda à sexta-feira, das 11h às 14h. Aos sábados, o funcionamento ocorre até às 15h. Nas quintas-feiras, a operação também acontece à noite, das 18h30min às 21h30min
7. Crocante por fora e cremoso por dentro

O pão de queijo é – quase sempre – presença garantida nos cafés da manhã de Jamil Aiquel, estagiário do GeraçãoE. Mas tem um local em específico que a iguaria mineira chama mais ainda a sua atenção: o Priscilla’s Bakery. “Gosto bastante de lá, porque o pão de queijo é quadradinho, crocante por fora e cremoso por dentro”, salienta o estudante de jornalismo.
- Priscilla’s Bakery: rua Vasco da Gama, nº 514, Rio Branco
- De terça-feira a domingo, das 9h às 19h
8. Pão de queijo no Bom Fim

O Mercado Brasco é um complexo gastronômico que oferece uma série de opções de alimentação, sendo uma delas o pão de queijo. “É o meu favorito”, diz Maria Welter, repórter de esportes do Jornal do Comércio.
- Mercado Brasco Bom Fim: rua Fernandes Vieira, nº 286
- Das 7h30min às 23h. Aos domingos, o atendimento começa às 8h
9. Franquia de Minas Gerais
Com itens típicos de Minas Gerais – como o pão de queijo –, a cafeteria e empório Cheirin Bão busca aproximar os mineiros dos gaúchos. Arthur Rickziegel, estagiário do Jornal do Comércio, é quem indica o local. “O diferencial é que é uma franquia veio direto de Minas Gerais”, percebe o estudante de jornalismo.
- Cheirin Bão Moinhos de Vento: Dr. Florêncio Ygartua, nº 164
- De segunda à sexta-feira, das 7h30min às 19h. Aos sábados, o atendimento acontece das 9h às 18h
10. O pão de queijo da redação do Jornal do Comércio

O pão de queijo do Mercado Soares não pode faltar nas confraternizações realizadas na redação do Jornal do Comércio. Quem diz isso é Bruna Tkatch, estagiária do Jornal do Comércio. “Acho bem gostoso, é bem pertinho da redação, além de ser barato”, diz a estudante de jornalismo.
- Mercado Soares: avenida João Pessoa, nº 1220
- De segunda-feira a sábado, das 6h às 21h

