Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 08 de Setembro de 2025 às 17:53

Isla Sementes, Plenobras e Braile Distribuidora foram premiadas

Empresas receberam reconhecimento por terem sido as que mais utilizaram os cursos do Programa Qualificar no ano de 2024

Empresas receberam reconhecimento por terem sido as que mais utilizaram os cursos do Programa Qualificar no ano de 2024

TÂNIA MEINERZ/JC
Compartilhe:
Juliano Tatsch
Juliano Tatsch Editor-assistente
O 1º Fórum Atacadista RS também contou com um momento de homenagem e premiação em sua programação. O Sindiatacadistas premiou as empresas que mais participaram dos cursos do Programa Qualificar em 2024.
O 1º Fórum Atacadista RS também contou com um momento de homenagem e premiação em sua programação. O Sindiatacadistas premiou as empresas que mais participaram dos cursos do Programa Qualificar em 2024.
Foram homenageadas as empresas Isla Sementes LTDA, Plenobras Distribuidora Elétrica e Hidráulica LTDA e a Distribuidora de Papéis Braile LTDA.
Fundada em 1993, em Porto Alegre, a Plenobras possui em seu cardápio de produtos mais de 50 mil itens, entre materiais elétricos, hidráulicos, de combate a incêndio, de telefonia, ferramentas, automação e segurança.
Atualmente, após a ampliação da sede realizada em 2014, a empresa conta com o maior complexo de materiais elétricos e hidráulicos do Brasil. Em área, o complexo ocupa um espaço de 25 mil metros quadrados.
É uma felicidade ser reconhecido com um prêmio que diz respeito à qualificação das pessoas, o que, para nós, é primordial dentro da empresa. A Plenobras é muito ativa junto ao Sindiatacadistas, a nossa diretoria é muito presente e participa muito ativamente das ações. Nós temos uma área de RH muito atuante na questão de qualificação e crescimento da equipe. Os cursos do Programa Qualificar são muito interessantes porque são ministrados por profissionais muito competentes com conteúdos muito ricos, trazem conteúdos realmente relevantes que ajudam no dia a dia das pessoas que trabalham””, afirmou a Gerente de RH da empresa, Geórgia Ranzolin.
Outra companhia homenageada foi a Isla Sementes. Com uma história de 70 anos completados em 2025, a empresa foi a primeira importadora de sementes do Brasil. Além do pioneirismo do início, a Isla também foi pioneira na introdução de novas tecnologias no setor, como a construção da primeira câmara desumidificadora para o armazenamento de sementes do País em 1964.
Desse início até agora, são inúmeras as inovações trazidas pela Isla no mercado brasileiro e sul-americano de sementes. A companhia conta com três unidades, sendo a matriz em Porto Alegre, onde fica a administração e o parque industrial. Já em Viamão, na Unidade Itapuã, está a Estação Experimental, onde são realizados os processos de melhoramento das sementes. Em Candiota, por sua vez, estão as unidades de produção, que também estão presentes nos municípios de Jaíba e Matias Cardoso, ambos em Minas Gerais.
O diretor de Mercado da Isla, Eduardo Puricelli, salientou a importância dos debates trazidos pelo Fórum Atacadista e como temas como a utilização da Inteligência Artificial podem agregar ao desenvolvimento da empresa. “A IA facilita a nossa conexão com os clientes, principalmente com o B2C, o cliente final, que compra as sementes nos supermercados, por exemplo. A IA vai facilitar isso, criando canais diretos de comunicação da Isla com esse cliente que compra a semente, mas o faz com o objetivo de vê-la germinar. Podemos ajudar nesse processo do pós venda, auxiliando esse comprador”, observou.
Também foi premiada no evento a Distribuidora de Papéis Braile. Há mais de quatro décadas no mercado, a empresa tem entre as suas principais atividades a comercialização de artigos de informática, suprimentos, papelaria, hardware, periféricos, papéis para impressão e artigos do ramo gráfico.
A empresa conta com mais de cinco mil clientes, atendendo o mercado a partir de sua sede no bairro Farrapos, em Porto Alegre. “Agregamos esse elemento na cultura da empresa, que é de desenvolver pessoas. Então é muito importante para nós toda essa programação de desenvolvimento e treinamento e ter o Sindiatacadista como parceiro tem sido um diferencial para nós”, ressaltou a representante da empresa Maria do Carmo Stoduto Panosso. Para a Angela Braile, diretora da empresa, os temas abordados no evento trouxeram insights poderosos para as empresas que acompanharam os debates e apresentações. “A Reforma Tributária, a Inteligência Artificial, enfim, todos os assuntos abordados no Fórum foram muito importantes.”
O Programa Qualificar é uma iniciativa do Sindiatacadistas que propõe o desenvolvimento dos profissionais do setor atacadista. A programação traz cursos, palestras e workshops ministrados por especialistas em áreas de interesse do atacado, como Vendas, Logística, Atendimento, Liderança, Fiscal, Gestão, entre outros temas.
O programa disponibiliza cursos abertos ao segmento atacadista, estes realizados na sede própria, e cursos pré-definidos no interior do Estado do Rio Grande do Sul. Também oferece cursos In Company, customizados a pedido da empresa com atendimento especializado, levando em conta as particularidades de cada realidade.

Notícias relacionadas