O brasileiro Thiago Monteiro salvou três match points, empatou um confronto no qual começou perdendo por 2 sets a 0, mas não conseguiu manter o ritmo no quinto e decisivo set e foi eliminado neste domingo (25) na estreia em Roland Garros. O checo Vit Kopriva, 86º do mundo, marcou 6/4, 6/3, 4/6, 6/7 (6/8) e 6/1 em 4h16 de partida.
Monteiro ocupa a 131ª posição no ranking e entrou direto na chave principal de Roland Garros, mas vive um mau momento e amargou a sexta derrota consecutiva. Sua última vitória aconteceu no qualificatório do Masters 1000 de Madri.
Neste domingo, Monteiro teve os serviços quebrados nos sets iniciais, não conseguiu se recuperar e viu o rival abrir 2 a 0. Na terceira parcial, o brasileiro passou a alongar mais os pontos e conseguiu pressionar o checo. Após conseguir quebrar o saque de Kopriva pela primeira vez, Monteiro fechou por 6/4.
No quarto set, o brasileiro foi inconstante. Abriu 4 a 2, permitiu a virada para 5 a 4, quando salvou o primeiro match point, e levou a decisão para o tie break. Kopriva desperdiçou outras duas chances de selar a vitória antes de ver o brasileiro empatar a partida.
Monteiro, porém, não conseguiu manter a intensidade e perdeu o primeiro serviço no quinto set. Logo depois pediu atendimento do fisioterapeuta e não conseguiu impedir a vitória do rival.
O tenista mais bem ranqueado a estrear neste domingo foi o italiano Lorenzo Musetti, sétimo do mundo, que não teve muita dificuldade para derrotar o alemão Yannick Hanfmann, 142º do ranking e que veio do qualifying, por 3 a 0 (7/5, 6/2 e 6/0).