Perto do título, Verstappen larga na pole no GP do Catar

o Holandês pode chegar à corrida de domingo já campeão

Por Folhapress

Red Bull Racing's Dutch driver Max Verstappen is awarded the Pole Position trophy after the qualifying session ahead of the Qatari Formula One Grand Prix at the Lusail International Circuit on October 6, 2023. (Photo by Giuseppe CACACE / AFP)
Com o título encaminhado, Max Verstappen se sobressaiu no treino classificatório realizado nesta sexta-feira (6) e vai largar na pole position no GP do Qatar de Fórmula 1. O holandês garantiu o primeiro lugar no grid com um tempo de 1min23s778.
LEIA MAIS: Inter e Grêmio duelam no Grenal 440 pela retomada no Brasileirão
George Russell e Lewis Hamilton, ambos da Mercedes, fecharam o top 3, nesta ordem. Os pilotos haviam ficado com o terceiro e quinto lugar, mas ganharam posições com voltas canceladas de Piastri e Norris, da McLaren.
O treino classificatório para a corrida de domingo (8) foi disputado nesta sexta porque o GP do Qatar é um dos circuitos onde a Fórmula 1 instituiu a corrida sprint, que será disputada neste sábado (7).
Max Verstappen pode chegar à corrida de domingo já campeão. Caso ele fique, no mínimo, no 6° lugar na corrida sprint deste sábado, não poderá mais ser alcançado na tabela de classificação.
COMO FOI O TREINO CLASSIFICATÓRIO
O Q1 foi tranquilo para as principais equipes. Verstappen, assim como fez no treino livre, fechou a sessão como o mais rápido, com um tempo de 1min25s007 feito já nos minutos finais. Norris e Alonso fecharam o top-3. Em compensação, a zona de eliminação contou com cinco pilotos de times diferentes.
O Q2 teve Lewis Hamilton como o piloto mais rápido, com uma volta de 1min24s381. Verstappen e Norris fecharam os três primeiros. Na zona de eliminação, Carlos Sainz, da Ferrari, e Sergio Pérez, da Red Bull, foram as decepções e ficaram fora da última sessão. O mexicano teve sua última volta, que o tiraria da zona de eliminação deletada.
O Q3 foi de amplo domínio de Max Verstappen. O holandês se colocou à frente já nos primeiros minutos e viu os adversários terem problemas para conseguirem alcançar o seu tempo e sequer foi para a pista nos momentos finais. Norris conseguiu um bom tempo e ocupar o segundo lugar, mas a volta foi deletada por limites de pista excedidos pelo inglês.
LEIA TAMBÉM: Valencia ataca Vini Jr. por depoimento em caso de racismo
COMO FICOU O GRID DE LARGADA
1° - Max Verstappen (Red Bull)
2° - George Russell (Mercedes)
3° - Lewis Hamilton (Mercedes)
4° - Fernando Alonso (Aston Martin)
5° - Charles Leclerc (Ferrari)
6° - Oscar Piastri (McLaren)
7° - Pierre Gasly (Alpine)
8° - Esteban Ocon (Alpine)
9° - Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
10° - Lando Norris (McLaren)
11° - Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
12° - Carlos Sainz (Ferrari)
13° - Sergio Pérez (Red Bull)
14° - Alexander Albon (Williams)
15° - Nico Hulkenberg (Haas)
16° - Logan Sargeant (Williams)
17° - Lance Stroll (Aston Martin)
18° - Liam Lawson (AlphaTauri)
19° - Kevin Magnussen (Haas)
20° - Guanyu Zhou (Alfa Romeo)