Lula comparece ao velório de Pelé e presta última homenagem ao Rei do Futebol

Mais de 150 mil pessoas já passaram pelo local desde segunda-feira

Por Folhapress

Brazil's President Luiz Inacio Lula da Silva (R) attends the wake of the late Brazilian football legend Pele at the Urbano Caldeira stadium in Santos, Sao Paulo state, Brazil on January 3, 2023. - President Luiz Inacio Lula da Silva lead the tributes Tuesday as Brazil says a final farewell to football legend Pele, widely regarded as the greatest player of all time. (Photo by NELSON ALMEIDA / AFP)
Atualizado às 10h
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou por volta de 9h da manhã desta terça-feira (3) na Vila Belmiro, em Santos, para o velório de Pelé, Rei do Futebol, que morreu na quinta-feira (29), aos 82 anos. Mais de 150 mil pessoas já passaram pelo local desde segunda-feira (2). As homenagens se estenderam durante a madrugada.
O término do velório está previsto para as 10h desta terça. Depois, o corpo de Pelé seguirá em cortejo pelas ruas de Santos. O trajeto inclui a Avenida Coronel Joaquim Montenegro (conhecida como Canal 6), onde vive a mãe de Pelé, Celeste Arantes, que completou 100 anos no último dia 20 de novembro. De lá, o corpo do camisa 10 será levado à Memorial Necrópole Ecumênica, para sepultamento ao meio-dia, em cerimônia restrita aos familiares.
O presidente entrou no gramado às 9h12, de mãos dadas com a primeira-dama Janja e acompanhado de uma comitiva.
Ele foi aplaudido por algumas das últimas pessoas que passavam ao lado da tenda onde estava o caixão.
Ao se aproximar do caixão, Lula abraçou os parentes do Rei do futebol. Pouco depois, foi iniciada uma cerimônia religiosa. O presidente ficou ao lado do padre Javier Mateo Arana, da diocese de Santos.
O celebrante destacou a relação de Pelé com a mãe, dona Celeste, de cem anos e chegou a citar Maradona e Di Stéfano. Os presentes rezaram um pai-nosso e uma "Ave Maria".
Mesmo com a presença do presidente, a fila de torcedores continuou ininterrupta e em silêncio, sem manifestações sonoras direcionadas nem a Lula nem a Pelé.
A entrada dele alterou, inclusive, o espaço destinado à imprensa. Desde o início do velório, às 10h de segunda-feira (2), autoridades e convidados concederam entrevistas no portão 15, que dá acesso ao memorial do clube.
Por lá passaram, por exemplo, o governador recém-empossado Tarcísio de Freitas (Republicanos), no começo da manhã do primeiro dia de velório.
No caso do presidente, este local foi isolado, e a imprensa foi deslocada para outros acessos do estádio, como o portão 20.
Quando Lula chegou, os torcedores que estavam presentes no local aplaudiram o chefe de Estado e, depois, cantaram o hino do Santos.
Famílias inteiras aproveitaram a noite agradável em Santos, com 21ºC as 23h desta segunda para se despedir de Pelé. Neste horário, a fila tinha 2,3 km e cerca de 3 horas de espera, mais que o dobro da hora do almoço. A extensão foi medida pela reportagem.