Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Gente

- Publicada em 29 de Dezembro de 2022 às 15:59

Rei do futebol, Pelé morre aos 82 anos em São Paulo

Em 21 anos de carreira, Pelé chegou à marca de 1.281 gols, incluindo jogos oficiais e amistosos

Em 21 anos de carreira, Pelé chegou à marca de 1.281 gols, incluindo jogos oficiais e amistosos


LUIS ACOSTA/AFP/JC
O Brasil acaba de perder um dos maiores atletas de todos os tempos. Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, morreu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia, segundo o boletim médico. O rei do futebol estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 29 de novembro. No início de dezembro, foi divulgado que Pelé não respondia mais à quimioterapia e estava em cuidados paliativos.
O Brasil acaba de perder um dos maiores atletas de todos os tempos. Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, morreu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia, segundo o boletim médico. O rei do futebol estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 29 de novembro. No início de dezembro, foi divulgado que Pelé não respondia mais à quimioterapia e estava em cuidados paliativos.
Melhor jogador de futebol do século XX pela Fifa e único, até então, a conquistar três Copas do Mundo com a camisa da seleção brasileira, o ex-jogador é um dos grandes nomes a ser lembrado quando o assunto é futebol.
Mineiro de Três Corações-MG, o amor pelo futebol veio de berço. Filho do jogador João Ramos do Nascimento, o “Dondinho”, Pelé foi o mais velho entre dois irmãos.
Ele começou sua carreira no Santos aos 16 anos, em 1956. Dois anos mais tarde, disputava sua primeira Copa do Mundo - esta, que viria a ser a mais especial para a história da seleção brasileira, que conquistara sua primeira taça de campeão do mundo. Com pouco menos de 18 anos, Pelé já começava a atrair os holofotes daquele que um dia seria considerado por muitos o maior jogador da história do futebol.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/01/22/206x137/1_pele-9234632.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'600b2ebde91f8', 'cd_midia':9234632, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/01/22/pele-9234632.jpg', 'ds_midia': '(FILES) In this file photo taken on June 13, 1961 Brazilian striker Pele, wearing his Santos jersey, smiles before playing a friendly soccer match with his club against the French club of
Pelé, no início da carreira, quando jogava pelo Santos. Foto: AFP/JC
A ascensão e a popularidade mundial vieram rapidamente em sua vida. Aos 21 anos, Pelé já se mostrava consolidado no cenário do futebol e era uma das, senão a maior, figura brasileira na época. Todo sucesso e reconhecimento colocavam forte expectativa na Copa do Mundo de 1962, que chegou a ser considerada a “Copa do Pelé”, que na época vivia seu auge no futebol. Mas tanta expectativa por uma competição histórica do ex-jogador foi parada por uma lesão logo na segunda partida. Ainda assim, a seleção, liderada por Mané Garrincha, veio a conquistar a Copa do Mundo daquele ano com Pelé no banco de reservas.

A “quase” última Copa

Havia a possibilidade de a Copa do Mundo de 1966 ser a última disputada por Pelé, na época, aos 26 anos de idade. A fraca campanha e a eliminação precoce da seleção brasileira na primeira fase fizeram aumentar ainda mais os rumores de uma possível aposentadoria do jogador.
Ele mesmo havia afirmado não ter planos para disputar a Copa no México (1970) por entender que não tinha sorte nessas competições – ele se lesionou nas três copas que havia disputado, sendo a de 1962 a mais grave ao ter tirado ele do restante dos jogos.

O tri mundial em 1970

{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/01/22/206x137/1_pele3-9234650.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'600b2f85b187a', 'cd_midia':9234650, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/01/22/pele3-9234650.jpg', 'ds_midia': 'Video grab made available by the Netflix communication department on January 13, 2021 showing Brazilian former footballer Pele celebrating. - Netflix announced an upcoming release of a documentary on Pele, which will portray the transformation of the young football prodigy's revelation at the 1958 World Cup into a national hero during a radical and turbulent era in Brazilian history. The film will be available on the platform since February 23, 2021. (Photo by - / Netflix / AFP) / RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY CREDIT AFP PHOTO / NETFLIX - NO MARKETING NO ADVERTISING CAMPAIGNS -DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTS        Caption', 'ds_midia_credi': 'AFP/NETFLIX/JC', 'ds_midia_titlo': 'Video grab made available by the Netflix communication department on January 13, 2021 showing Brazilian former footballer Pele celebrating. - Netflix announced an upcoming release of a documentary on Pele, which will portray the transformation of the young football prodigy's revelation at the 1958 World Cup into a national hero during a radical and turbulent era in Brazilian history. The film will be available on the platform since February 23, 2021. (Photo by - / Netflix / AFP) / RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY CREDIT AFP PHOTO / NETFLIX - NO MARKETING NO ADVERTISING CAMPAIGNS -DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTS        Caption', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '547', 'align': 'Left'}
As Copas do Mundo são cheias de momentos marcantes na carreira de Pelé. Foto: AFP/NETFLIX/JC
A decisão em não disputar mais Copas do Mundo permaneceu firme até meados de 1969, quando Pelé voltou a ser convocado pelo Brasil. Inicialmente o retorno ao time ficou marcado por discordâncias que o ex-jogador tivera com o então técnico da seleção brasileira, João Saldanha – ele foi demitido dois meses antes da Copa e Zagallo foi contratado para seu lugar.
Além do título conquistado após uma goleada de 4 a 1 sobre a Itália, a competição é cheia de momentos marcantes na carreira de Pelé. A começar pelo “gol que Pelé não fez”, seguidamente lembrado no meio esportivo. O lance aconteceu na primeira partida do Brasil, contra a Tchescolováquia, quando o ex-jogador quase marcou um gol antológico ao tentar encobrir o goleiro adversário com um chute próximo do meio campo.
Outro momento emblemático é a comemoração de Pelé ao anotar o centésimo gol do Brasil em Copas, justamente na final contra a Itália. O salto do ex-jogador nos braços de Jairzinho durante a comemoração é um dos momentos mais lembrados do futebol até hoje.

Há 53 anos, o gol mil na carreira

Antes mesmo de disputar a Copa de 1970, o ex-jogador alcançou um novo feito ao marcar seu milésimo gol na vitória do Santos por 2 a 1 sobre o Vasco, no dia 19 de novembro de 1969, no Estádio do Maracanã.
O gol veio de pênalti, sofrido pelo próprio camisa 10. Com o chute no canto esquerdo, o goleiro argentino Andrada, do Vasco, chegou a tocar na bola e quase estragou a festa.
Logo após a cobrança, enquanto Pelé buscava a bola no fundo das redes, o campo do Maracanã foi tomado por jornalistas. Ainda em vida, em 19 de novembro de 2021, quando o gol histórico completou 52 anos, Pelé declarou nas redes sociais: “Como podem ver, enquanto eu corria para pegar a bola no fundo do gol, os jornalistas já invadiram o gramado. Foi indescritível. Eu vivi mais de mil vezes a alegria desse momento tão único no esporte”.
Em 21 anos de carreira, Pelé chegou à marca de 1.281 gols, incluindo jogos oficiais e amistosos. Pela seleção brasileira foram 77 gols em 92 jogos disputados.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO