Quando o campeão do mundo de xadrez abandona uma partida, é porque alguma coisa está errada. Quando esse campeão é o norueguês Magnus Carlsen, 31 - um jogador que nunca se aproximou do estereótipo do gênio louco -, é porque alguma coisa está muito errada.
Com mais de um mês de polêmica, nada foi provado contra Niemann, mas as investigações continuam. Veja o que se sabe até agora.
É POSSÍVEL TRAPACEAR NO XADREZ?
Sim. Considera-se que existe trapaça quando um dos jogadores recebe ajuda ilegal para escolher os lances durante uma partida. Essa ajuda pode vir de outro enxadrista, mas o mais comum é que alguém use um computador, cujos processadores podem apontar o movimento ideal em menos de um segundo.
Em partidas online, a trapaça é bem mais comum, porque é fácil usar outra janela do computador, ou mesmo outra máquina, para consultar algum software de xadrez. Em jogos presenciais, o enxadrista precisa usar algum dispositivo para receber as informações. Há casos de jogadores flagrados consultando o celular no banheiro, usando fone de ouvido ou escondendo dispositivo vibratório dentro do tênis, por exemplo.
COMO UM DISPOSITIVO VIBRATÓRIO PODERIA SER USADO PARA A TRAPAÇA?
O tabuleiro de xadrez é formado por 64 casas, dispostas em 8 linhas e 8 colunas. Livros de xadrez usam letras para as colunas (de A a H) e números para as linhas (de 1 a 8). Assim, A2 indica a casa na intersecção da primeira coluna com a segunda linha. E A2 A4 indica o movimento da casa A2 para a casa A4. Isso pode ser comunicado em código Morse ou qualquer outra sequência de vibrações.
É VIÁVEL O JOGADOR RECEBER OS CÓDIGOS SEM FICAR CONFUSO?
Enxadristas costumam ter memória muito boa, mas, em disputas de alto nível, o jogador que quiser trapacear precisa receber ajuda apenas em situações muito específicas. É possível vencer um jogo trapaceando em apenas um ou dois lances.
HÁ PROVAS DE QUE NIEMANN TRAPACEOU CONTRA CARLSEN?
Não. Ninguém apresentou nenhuma prova, e Niemann não foi flagrado recebendo ajuda ilegal.
POR QUE SE FALOU EM PLUG ANAL?
A ideia surgiu como piada na internet e foi replicada num tuíte de Elon Musk, que depois apagou a postagem. O autor da piada provavelmente levou em conta que um dispositivo precisa estar muito bem escondido para não ser identificado nas inspeções a que são submetidos os jogadores em torneios.
POR QUE CARLSEN ABANDONOU A PARTIDA?
Algumas semanas depois, Carlsen afirmou: "Eu tive a sensação de que ele [Niemann] não estava tenso nem totalmente concentrado no jogo durante lances decisivos, e isso enquanto me superava com as peças pretas de uma forma que só um punhado de enxadristas conseguiriam fazer". Ele também conhecia o histórico de Niemann, que confessou ter trapaceado em jogos online.
Além disso, Niemann teve a ascensão mais rápida no ranking de xadrez em toda a história, o que levou muitos jogadores a levantar dúvidas sobre esse desempenho.
O SITE CHESS.COM PROVOU QUE NIEMANN TRAPACEOU EM PARTIDAS ONLINE?
Niemann não foi pego no flagra, mas um relatório de 72 páginas elaborado pelo site apresenta evidências muito fortes de que o americano trapaceou em mais de cem partidas, a última das quais em meados de 2020.