O Grêmio enfrentou o Ituano em partida válida pela vigésima quinta rodada do campeonato brasileiro da série B e saiu derrotado por 1 a 0. A partida ocorreu às 19h desta sexta-feira (26), na Arena do Grêmio. Roger Machado testou uma equipe com um tripé de volantes, fator que permitiu liberdade para Bitello criar jogadas ofensivas, e Campaz como ponta-esquerda. Com Geromel de volta ao campo, o Tricolor tinha a melhor formação disponível. Com o resultado, o Tricolor ficou em terceiro, com 44 pontos. Já o Ituano terminou a rodada como sétimo, com 36 pontos.
A primeira etapa começou com domínio total do Imortal. As jogadas se desenvolviam pelo centro do campo com Bitello, escoavam para as pontas e tornavam-se cruzamentos para Diego Souza cabecear. Logo aos 3min, Villasanti lançou de longe para Bitello infiltrar, e finalizar no goleiro Jefferson. O Grêmio trocava passes em busca de espaço para atacar, mas a posse de bola produzia pouco e o Ituano mantinha solidez defensiva. Aos 9min, Diego Souza cabeceou forte e Jeferson espalmou. Apesar do grande volume de jogo, o mandante foi incapaz de marcar na primeira etapa. Houve um possível pênalti para o Grêmio na jogada de ataque criada por Villasanti, mas o VAR declarou jogada limpa. O Galo de Itu tentou chutes de fora da área, mas levou pouco perigo à meta de Brenno.
Grêmio fez alterações no meio de campo e voltou mais criativo, com jogadas mais velozes e trabalhadas. Mesmo com todo o time avançado, o dono da casa não tinha a precisão para marcar. Em uma falha de Edilson, Gerson Magrão cabeceou no travessão aos 11min. Devido ao seu caráter criativo, Bitello foi o mais visado por faltas do Ituano. Aos 31min, Mário Sérgio recebeu uma cavadinha de cara com Brenno e cabeceou para fora. Em resposta, Guilherme ficou de cara com Jefferson e finalizou para fora. Já no fim da partida, aos 41, Bruno Lopes cabeceou na trave e Lucas Dias pegou o rebote para marcar o único gol da partida.
Grêmio 0 - Brenno; Nicolas, Geromel, Bruno Alves (Natan), Rodrigo Ferreira (Edilson); Villasanti, Lucas Leiva (Guilherme), Bitello; Biel, Campaz (Elkeson) e Diego Souza. Técnico: Roger Machado.
Ituano 1 - Jefferson; Rai Ramos, Lucas Dias, Bernardo, Mário Sérgio; Rafael Pereira (Carlão), Léo Ceará (João Victor), Caíque (Dudu), Siqueira, Gerson Magrão (Barros); Aylon (Bruno Lopes). Técnico: Carlos Pimentel