O que já era esperado se confirmou no início da noite desta quarta-feira (13): Taison teve diagnosticada a
lesão muscular na coxa esquerda, e o período estimado de recuperação é de três semanas. Com isso, o camisa 7 retorna na semana do duelo de ida pelas quartas de final da Copa Sul-Americana, diante do Melgar, do Peru, em 4 de agosto. Com o período longe dos gramados, é bem difícil que o meia-atacante volte 100% para o confronto pelo torneio continental.
Aliás, na manhã desta quarta-feira, ele, Moisés e Pedro Henrique já haviam sido desfalques na atividade realizada no CT Parque Gigante. O lateral-esquerdo e o atacante passam a ser dúvidas para a partida do próximo sábado, às 16h30min, diante do Athletico-PR, pela 17ª rodada do Brasileirão.
Conforme o técnico Mano Menezes já havia informado na coletiva pós-vitória sobre o América-MG, alguns jogadores serão preservados pelo desgaste físico, a começar pela zaga. Rodrigo Moledo e Gabriel Mercado ficarão de fora, oportunizando as entradas de Vitão e Kaíque Rocha. Na lateral-direita, Heitor segue. Na esquerda, caso Moisés realmente seja poupado, o jovem Thauan Lara pode ganhar mais uma oportunidade. No meio-campo, Gabriel também pode ganhar um fôlego, e Johnny iniciar entre os titulares. Sem Alan Patrick e Taison, afastados por lesões musculares, Maurício e Boschilia surgem como opções.
O retorno certo é o do atacante Alemão, recuperado dos sintomas gripais que o tiraram do jogo contra os mineiros na segunda-feira. Antes do embarque para Curitiba, que ocorre na tarde de sexta-feira, Mano comanda ainda duas atividades em Porto Alegre. Tendo em vista o elenco à disposição, uma provável escalação para encarar o Furacão teria Daniel; Heitor, Kaíque Rocha, Vitão e Moisés (Thauan Lara); Gabriel (Jhonny), Edenilson, Pedro Henrique, Maurício (Boschilia) e Carlos De Pena; Alemão.