Pouco mais de 19 mil colorados foram até o Beira-Rio, nesta segunda-feira (11), e não viram mais um jogo épico, mas comemoraram uma vitória suada e importantíssima no Beira-Rio. Faltando 15 segundos para o apito final, Moisés marcou o gol que garantiu a vitória do Inter por 1 a 0 sobre o América-MG. O triunfo pela 16ª rodada coloca o Colorado na terceira posição do Campeonato Brasileiro, com 28 pontos, apenas dois atrás do líder Palmeiras. O próximo desafio do time de Mano Menezes será sábado, contra o Athletico, na Arena da Baixada.
O Inter foi a campo com cinco desfalques em relação ao time da virada histórica sobre o Colo-Colo, do Chile, pela Sul-Americana. Isso pode ter sido a justificativa para o fraco primeiro tempo que a equipe de Mano, lembrando em nada o time da semana passada.
Claramente, o América veio a Porto Alegre só para se defender e aproveitar algum vacilo dos gaúchos. Já o Inter, mesmo com mais posse de bola, não conseguiu encontrar espaços para romper o bloqueio mineiro. O questionado David teve duas chances. Aos 12, Taison encontrou o atacante na área. Ele girou, mas finalizou fraco, nas mãos de Cavichioli. E, aos 17, Heitor cruzou às costas da defesa, mas ele cabeceou para fora.
Aos 38, o Colorado voltou a assustar com De Pena, em cobrança de escanteio, quase marcando um gol olímpico. Os visitantes encontraram um contra-ataque, aos 44: Patric cruzou, Moledo desviou e a bola sobrou para Pedrinho, que chutou forte, rente à trave direita.
A etapa complementar começou como se não houvesse intervalo. O Inter seguiu com mais posse de bola, levando pouco perigo ao gol do Coelho. Mercado acertou um chute de fora da área, aos dez minutos, mas Cavichioli acabou defendendo em dois tempos. Aos 17, Taison precisou ser substituído após levar a mão na posterior da coxa esquerda, indicando uma lesão muscular. O camisa 7 saiu desolado de campo.
Mas as chances mais claras do jogo foi do América. Aos 33, Johnny fez um recuo errado e deu um presente para Aloísio que saiu na cara de Daniel. Mas o goleiro saiu nos pés do atacante e evitou o gol do Coelho. A ameaça voltou a ocorrer aos 38, quando Daniel espalmou a finalização de Matheusinho.
Quando tudo parecia se encaminhar para um empate frustrante e sem graça diante da torcida, aos 49, faltando 15 segundos para o apito final, Boschilia cobrou escanteio. Cavichioli tirou de soco. Johnny pegou o rebote e colocou na área. Moledo tentou desviar e a bola sobrou para Moisés, que garantiu a vitória colorada. O VAR ainda demorou cinco minutos para cruzar as linhas e confirmar o lance, para ver que o lateral-esquerdo não estava impedido.
Inter 1 Daniel; Heitor (Johnny), Rodrigo Moledo, Mercado e Moisés; Gabriel, Edenilson, Pedro Henrique (Caio Vidal), Taison (Maurício) e Carlos De Pena (Boschilia); David (Wesley Moraes). Técnico: Mano Menezes.
América-MG 0 Matheus Cavichiolli; Patric, Conti, Luan Patrick e Marlon (Danilo Avelar); Lucas Kal, Juninho, Alê (Carlos Alberto) e Índio Ramírez (Matheusinho); Felipe Azevedo (Aloísio) e Pedrinho (Iago Maidana). Técnico: Vagner Mancini.
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP).