A seleção brasileira masculina de vôlei fez um jogo tranquilo no início da manhã desta quinta-feira (7) para vencer o Canadá por 3 sets a 0 (25/18, 25/19 e 25/16), em Osaka, no Japão, onde está sendo disputada a terceira e última etapa da fase classificatória da Liga das Nações.
O resultado assegurou o Brasil entre os oito melhores da fase classificatória e garantiu a vaga na fase final da competição. Foi a sétima vitória em 10 jogos do time comandado por Renan Dal Zotto. Assim como na partida anterior, contra a Alemanha, o ponteiro Leal foi o maior pontuador, desta vez com 15 pontos - um de saque, 13 de ataque e um de bloqueio.
A atuação segura do Brasil contou com outros destaques além de Leal. Darlan, segundo melhor pontuador contra os alemães, foi bem mais uma vez e contribuiu com 11 pontos durante a vitória. Os centrais Isac e Flávio também tiveram bons desempenhos, cada um com dez pontos.
Ainda no começo do primeiro set, Leal foi motivo de preocupação porque sentiu o tornozelo depois de um ataque. No fim das contas, não foi nada grave, tanto que ele continuou em quadra e se tornou um dos principais nomes da partida. Depois de cometer erros e deixar os canadenses viverem um bom momento na partida, lances de Bruninho e Flávio ajudaram a construir uma vantagem de 12 a 8, a partir da qual foi construído um caminho tranquilo para colocar 25/18 no placar final da parcial.
O Canadá voltou a se mostrar ameaçador durante o segundo set e chegou a abrir três pontos duas vezes durante a disputa dos pontos iniciais, mas os brasileiros viraram, voltaram a ser dominantes e fecharam em 25/19. Já o set final foi encerrado sem maiores sustos, com Leal forte no ataque para definir a parcial com a maior diferença do dia: 25 a 16, concluindo triunfo por 3 a 0.
"O Canadá tem um padrão de jogo de sistema de bloqueio e defesa, é difícil a bola cair. Nosso time teve maturidade para suportar a pressão. Apesar do placar um pouco dilatado, tivemos que sair de situações de dificuldade. Eles nos pressionaram no saque, mas conseguimos impor a nossa força. Temos outro grande desafio amanhã, então vamos analisar o grupo para ver como faremos, se manteremos a base ou se realizaremos alguma mudança", avaliou o técnico Renan Dal Zotto.
O Brasil agora tem compromissos diante de França, nesta sexta-feira (8), e Japão, no domingo (10), para encerrar a participação na fase classificatória da Liga das Nações. A fase final, que contará com as oito melhores equipes da etapa anterior, será disputada entre 20 e 23 de julho, em Bologna, na Itália.