Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Esportes

- Publicada em 28 de Junho de 2021 às 18:07

Seleção brasileira masculina busca vaga olímpica em difícil missão na Croácia

Técnico croata Aleksandar Petrovic tem a dura missão de levar o Brasil aos Jogos de Tóquio

Técnico croata Aleksandar Petrovic tem a dura missão de levar o Brasil aos Jogos de Tóquio


THIERRY GOZZER/CBB/JC
Faz meses que o técnico croata Aleksandar Petrovic, comandante da seleção brasileira masculina de basquete, pensa, estuda e reflete sobre um jogo em específico: o desta terça-feira (29), contra a Tunísia, na estreia do torneio Pré-Olímpico.
Faz meses que o técnico croata Aleksandar Petrovic, comandante da seleção brasileira masculina de basquete, pensa, estuda e reflete sobre um jogo em específico: o desta terça-feira (29), contra a Tunísia, na estreia do torneio Pré-Olímpico.
A partida diante dos africanos em Split, na Croácia, será realizada às 15h (de Brasília) e terá transmissão pela tevê fechada, no canal SporTV 2. Seis equipes disputam o campeonato, e apenas o campeão garante vaga nos Jogos de Tóquio, a partir de 23 de julho.
O peso do duelo de abertura para os brasileiros se deve ao formato da competição. Os seis participantes estão divididos em duas chaves, com os dois melhores avançando para as semifinais.
A outra adversária da primeira fase será a Croácia, que além de jogar em casa é uma potência do basquete e possui no seu plantel Bojan Bogdanovic, um dos destaques do Utah Jazz na NBA. Petrovic, portanto, mira a vitória sobre os tunisianos para deixar a classificação às semis bem encaminhada. O outro grupo tem Alemanha, Rússia e México.
"A única coisa importante no grupo é ganhar da Tunísia. Não quero mostrar todas as cartas contra a Croácia, porque podemos hipoteticamente jogar contra eles de novo [numa eventual final]. Tenho na cabeça, junto com meus assistentes, todos os cenários contra a Tunísia. Há um quinteto muito forte, mas o sexto e o sétimo jogadores estão bem abaixo do quinteto inicial", afirmou o técnico.
De lá para cá, ele, que estava em sua casa na Croácia, se encontrou com os atletas brasileiros na Polônia para treinamentos e amistosos de preparação. A seleção venceu os dois jogos contra os poloneses e tomou o caminho de Split na última sexta (25).
Dos 15 integrantes do elenco, 3 tiveram que ser cortados para fechar o limite de 12. Assim, o armador Caio Pacheco, 22, do Bahía Basket (ARG), o pivô Cristiano Felício, 28, do Chicago Bulls (EUA), e o ala/pivô Léo Demétrio, 27, do Flamengo, ficaram fora do torneio.
"Tivemos primeiro a saída do Caio, um jovem muito talentoso, depois do Cristiano Felício, que certamente estará conosco no futuro, e por último o Léo Demétrio, que foi uma grande surpresa nessa preparação, treinando muito bem e jogando muito bem na posição três. É outro que em breve estará de volta e defenderá o Brasil por muitos anos", disse Petrovic.
Enquanto projeta o futuro, o treinador não abriu mão de alguns dos atletas veteranos que jogaram na NBA e participaram das últimas edições de Jogos Olímpicos e Mundiais. Caso tenham sucesso na Croácia, eles ainda poderão ter uma despedida em grande estilo no Japão.
Com a seleção feminina fora dos Jogos, caberá à masculina tentar impedir que o país fique sem representantes olímpicos pela primeira vez desde 1976. O Brasil também não se classificou no basquete 3 x 3, modalidade estreante no Japão.
A arena em Split poderá receber lotação completa em seus 10 mil lugares, mediante comprovante de vacinação ou exame negativo de Covid-19.
Também nesta semana serão realizados outros três torneios classificatórios com seis seleções, na Sérvia, Lituânia e no Canadá. Os vencedores de cada um se juntarão a Japão, Estados Unidos, Argentina, Espanha, França, Austrália, Nigéria e Irã, garantidos em Tóquio.
Grupo A
  • Alemanha
  • México
  • Rússia
Grupo B
  • Brasil
  • Croácia
  • Tunísia
Terça-feira (29)
11h30min - Alemanha x México
15h - Brasil x Tunísia
Quarta-feira (30)
11h30min - México x Rússia
15h - Brasil x Croácia
Quinta-feira (1)
11h30min - Rússia x Alemanha
15h - Croácia x Tunísia
Sábado (3)
Semifinais
Domingo (4)
Final
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO