Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Fórmula 1

- Publicada em 23 de Maio de 2015 às 00:00

Mercedes volta a dominar e Hamilton crava pole em Mônaco pela 1ª vez


ANDREJ ISAKOVIC/AFP/JC
Jornal do Comércio
Como já se tornou comum nesta temporada da Fórmula 1, a Mercedes voltou a dar as cartas neste sábado (23), no treino classificatório para o GP de Mônaco. Líder do Mundial de Pilotos, o britânico Lewis Hamilton venceu o duelo direto com seu companheiro de equipe Nico Rosberg, cravou a pole e largará na frente na tradicional prova, que acontecerá no domingo.
Como já se tornou comum nesta temporada da Fórmula 1, a Mercedes voltou a dar as cartas neste sábado (23), no treino classificatório para o GP de Mônaco. Líder do Mundial de Pilotos, o britânico Lewis Hamilton venceu o duelo direto com seu companheiro de equipe Nico Rosberg, cravou a pole e largará na frente na tradicional prova, que acontecerá no domingo.
Será a quinta vez que Hamilton largará na frente, em seis etapas neste ano, mas está foi apenas sua primeira pole em Mônaco. Ele cravou o tempo de 1min15s098, contra 1min15s440 de Rosberg. Mais uma vez, a Ferrari de Sebastian Vettel aparece como a principal concorrente da Mercedes e largará em terceiro, após anotar a marca de 1min15s849.
O sábado não foi nada bom para os brasileiros. Felipe Massa confirmou os prognósticos de que teria dificuldade no circuito de Montecarlo e teve sua pior classificação do ano. O novato Felipe Nasr ficou um pouco abaixo. Mas poderia ter sido ainda pior: os dois foram beneficiados com duas colocações no grid graças à punições aplicada a Romain Grosjean, por ter trocado a caixa de câmbio, e Carlos Sainz, por não ter parado para a pesagem obrigatória.
O domínio de Hamilton e da Mercedes ficou visível mais uma vez desde o início do treino deste sábado. Mesmo com pneus macios, os pilotos da equipe passearam no circuito. O mesmo não aconteceu com Nasr, que acabou eliminado logo no Q1 com o tempo de 1min18s101.
Massa passou por pouco para o Q2, mas não sobreviveria até o Q3. Visivelmente desconfortável na pista do principado, o brasileiro não conseguiu boas voltas e acabou eliminado com o tempo de 1min17s278. Ele só não foi pior do que Fernando Alonso, que sofreu uma pane em sua McLaren e precisou voltar a pé para os boxes.
No Q3, tudo seguiu igual. Hamilton e Rosberg travaram uma batalha direta para ver quem largaria na frente, e na última vez que foi à pista o inglês garantiu o melhor tempo. O alemão até tentou responder, mas travou os pneus em sua derradeira oportunidade. Vettel, Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat, terceiro, quarto e quinto colocados respectivamente, sequer ameaçaram a hegemonia da dupla da Mercedes.
O GP de Monaco de Fórmula 1 está marcado para as 9 horas (de Brasília) deste domingo. Com a pole, Hamilton tem boas chances de ampliar sua vantagem na liderança do Mundial. Ele tem 111 pontos, contra 91 de Nico Rosberg e 80 de Vettel. Felipe Massa é o sexto, com 39, e Nasr é o nono, com 14.
Confira o grid de largada para o GP de Mônaco:

1º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes), 1min15s098

2º - Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min15s440
3º - Sebastian Vettel (ALE/Ferrari), 1min15s849
4º - Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull), 1min16s041
5º - Daniil Kvyat (RUS/Red Bull), 1min16s182
6º - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min16s427
7º - Sergio Pérez (MEX/Force India), 1min16s808
8º - Pastor Maldonado (VEN/Lotus), 1min16s946
9º - Max Verstappen (HOL/Toro Rosso), 1min16s957
10º - Jenson Button (ING/McLaren), 1min17s093
11º - Nico Hülkenberg (ALE/Force India), 1min17s193
12º - Felipe Massa (BRA/Williams), 1min17s278
13º - Fernando Alonso (ESP/McLaren), 1min26s632
14º - Felipe Nasr (BRA/Sauber), 1min18s101
15º - Romain Grosjean (FRA/Lotus), 1min17s007
16º - Valtteri Bottas (FIN/Williams), 1min18s434
17º - Marcus Ericsson (SUE/Sauber), 1min18s513
18º - Will Stevens (ING/Marussia), 1min20s655
19º - Roberto Merhi (ESP/Marussia), 1min20s904
20º - Carlos Sainz Jr (ESP/Toro Rosso), 1min16s931

Hamilton comemora sua primeira pole em Mônaco e ressalta vantagem na prova

O piloto inglês Lewis Hamilton comemorou muito a conquista de sua primeira pole da carreira no GP de Mônaco, que acontece neste domingo em Montecarlo. Eufórico, o britânico não poupou elogios à sua equipe e ressaltou que sair na pole garante uma boa vantagem para a corrida no circuito de rua no domingo.
"É a minha primeira pole position em Mônaco. Esperava por isso há muito tempo. Foi um dia importante para mim. Trazer os pneus para os treinos foi o diferencial. Normalmente, se olharmos para trás, todo ano em Mônaco tem sido bem frustrante para mim. Às vezes eu tinha um bom carro, outras vezes eu não tinha", afirmou o atual campeão mundial. "Como estou morando aqui nos últimos anos, esta pole tem um sabor especial para mim. Preciso também agradecer muito ao meu time. A performance que tivemos com o carro foi excepcional e eles trabalharam muito forte para conseguirmos isso", completou Hamilton.
Sobre a prova neste domingo, o piloto britânico reforçou a vantagem adquirida com a conquista da pole para uma boa corrida. Para ele, geralmente a primeira posição no grid favorece muito no circuito de rua de Montecarlo, pois a etapa tem poucos lugares de ultrapassagem e os pilotos fazem normalmente apenas um pit stop.
"Você nunca consegue ter o fim de semana perfeito. Mas a pole e uma vitória é a coisa mais próxima da perfeição. Em um fim de semana perfeito, você vai bem em todas as sessões. Mas como disse, pole e vitória seriam o bastante para mim. Eu sempre tenho sido rápido aqui, mas algumas vezes não fui capaz de ultrapassar - é difícil fazer isso quando não se larga na pole e com apenas um pit stop. A prova será fisicamente e psicologicamente desafiadora, mas estou ansioso para correr aqui. E agora espero que eu possa capitalizar com a pole position", completou o britânico.
O alemão Nico Rosberg, que larga ao lado de seu companheiro de equipe na primeira fila, elogiou o britânico e disse esperar por uma largada de "sonho" para surpreender na prova de domingo. "Encontrei um bom ritmo no qualificatório, mas perdi um pouco a pegada no fim do treino. Forcei um pouco e fui além dos limites. Lewis (Hamilton) fez um bom trabalho.
Infelizmente, ficou muito difícil agora vencer esta corrida. Mas vou sonhar nesta noite com a minha largada em Barcelona e torcer para ter outra parecida aqui neste domingo", afirmou o alemão.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO