Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

copa 2014

- Publicada em 09 de Julho de 2014 às 00:00

Holandeses promovem festa pré-jogo para 2000 pessoas em São Paulo


Jornal do Comércio
A Federação Holandesa de futebol, juntamente com um grupo de torcedores do país, organiza, na região da Luz, uma festa para 2 mil pessoas nesta quarta-feira (9). O evento conta com apoio logístico da prefeitura de São Paulo. 

A Federação Holandesa de futebol, juntamente com um grupo de torcedores do país, organiza, na região da Luz, uma festa para 2 mil pessoas nesta quarta-feira (9). O evento conta com apoio logístico da prefeitura de São Paulo. 

A festa, que começou às 9h, vai terminar às 14h, quando os torcedores vão de trem com destino a Itaquera, para assistir à semifinal contra a Argentina. O jogo começa às 17h. 

"Trata-se de uma tradição que já dura 19 anos", explica Fred Hoff, 49, um dos organizadores. "Estamos onde a Holanda está, sempre", diz. 

Danny Lukassen, cantor conhecido na Holanda, comanda a parte musical de cima de um trio elétrico. O repertório variado contempla versões em holandês de canções populares brasileiras, como "País Tropical", de Jorge Benjor, e "Meu amigo Charlie Brown" de Benito di Paula. 

Há também uma barraca vendendo comidas e bebidas e os já tradicionais torcedores fantasiados. "Normalmente, a gente organiza o evento mais perto e vamos marchando para o jogo, mas como estamos a cerca de 20 quilômetros do estádio, vamos pegar o trem", conta Hoff. Na verdade, o Itaquerão fica a 32 km da Estação da Luz. 

Além do trio elétrico, um ônibus ajuda a compor o cenário no local. O veículo veio da Holanda, de navio, ao custo de 25 mil euros (aproximadamente R$ 75 mil) , e já rodou cerca de dez mil quilômetros pelo Brasil. 

"Estivemos no Rio, duas vezes em Porto Alegre, em Salvador, estamos em São Paulo e vamos voltar para o Rio para final", acredita Frans Peeters, 61, um dos motoristas do veículo. "Nós pagamos tudo, com a ajuda de alguns patrocinadores", conta Peeters. 

Vinte pessoas compartilham a propriedade do ônibus, que acompanha a seleção holandesa desde a Euro de 2004, em Portugal. O ônibus esteve nos Mundiais da Alemanha (2006) e África do Sul (2010), além das Euros de 2008 (Áustria-Suíça) e 2012 (Polônia-Ucrânia). "E vamos para a Rússia em 2018, defender o nosso título. Pode ficar tranquilo. Nós vingar o Brasil pelo que a Alemanha fez!", acredita Peeters.

Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO