Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Copa 2014

- Publicada em 23 de Junho de 2014 às 00:00

Dia para a seleção brasileira confirmar classificação e liderança


TASSO MARCELO/AFP/JC
Jornal do Comércio
Brasil e Camarões se enfrentam hoje, às 17h, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, em situações distintas. Enquanto a seleção brasileira depende de um empate para garantir a classificação para a segunda fase, a camaronesa já está eliminada da Copa do Mundo. Com uma vitória, o Brasil garante não somente a classificação, como também o primeiro lugar do Grupo A. Após a fraca atuação contra o México, em Fortaleza, a seleção canarinho quer mostrar que pode jogar muito mais.
Brasil e Camarões se enfrentam hoje, às 17h, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, em situações distintas. Enquanto a seleção brasileira depende de um empate para garantir a classificação para a segunda fase, a camaronesa já está eliminada da Copa do Mundo. Com uma vitória, o Brasil garante não somente a classificação, como também o primeiro lugar do Grupo A. Após a fraca atuação contra o México, em Fortaleza, a seleção canarinho quer mostrar que pode jogar muito mais.
Com a vitória por 3 a 1 sobre a Croácia no jogo inaugural da Copa, o Brasil está em primeiro lugar do grupo, com a mesma pontuação do México, mas com maior saldo de gols (2 a 1). Se as duas seleções vencerem os seus confrontos, a decisão de primeiro lugar será feita por meio do saldo de gols. Para ser o primeiro lugar do grupo e escapar de um possível confronto contra a Holanda nas oitavas de final, a seleção precisa vencer Camarões pela mesma diferença de gols que o México, em uma eventual vitória deste sobre a Croácia. Caso o Brasil empate com a seleção camaronesa, o vencedor da outra partida do grupo fica com o primeiro lugar.
Neste sábado, antes da viagem para Brasília, o técnico Luiz Felipe Scolari comandou o último coletivo na concentração da equipe, a Granja Comary, em Teresópolis. No treino, a novidade ficou com o retorno do meia-atacante Hulk, que havia ficado de fora do enfrentamento contra o México, ao time titular. Naquela ocasião, o volante Ramires entrou no lugar do paraibano.
No mesmo treino, David Luiz, Oscar, Willian, Hernanes, Marcelo, Daniel Alves e Neymar realizaram cobranças de faltas frontais, direto para o gol, com barreira e com os goleiros se revezando. A tendência é que Felipão não faça nenhuma mudança e retome a formação vitoriosa da estreia. Do lado camaronês, os jogadores tentam se despedir do Brasil com uma boa apresentação, já que ainda não balançaram as redes em solo brasileiro. O atacante Samuel Eto’o deve ser a grande ausência da partida.
Camarões x Brasil
Ndjock; Itandje, Nyom, N'Koulou, Matip e Bédimo; Enoh, Nguemo e Mbia; Moukandjo, Aboubakar (Eto'o) e Choupo-Moting. Técnico: Volker Finke
Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Paulinho e Luiz Gustavo; Hulk, Neymar e Oscar; Fred.
Técnico: Luiz Felipe Scolari
Árbitro: Jonas Eriksson (Suécia).

Recuperado, Hulk volta ao ataque

O atacante Hulk foi a grande novidade no coletivo da seleção brasileira em Teresópolis. O atacante do Zenit, da Rússia, havia ficado de fora da última partida da equipe devido a dores na coxa esquerda. No jogo contra o México, o substituto foi Ramires, que deve voltar ao banco na partida de hoje, contra Camarões.
Na segunda parte do último coletivo antes da partida, o técnico Luiz Felipe Scolari ensaiou a equipe com três mudanças: Fernandinho, William e Dante entraram nas vagas de Luiz Gustavo, Neymar e Thiago Silva, respectivamente. Os três titulares estão pendurados com um cartão amarelo e poderão ser poupados no segundo tempo se a vitória estiver encaminhada. No coletivo, Felipão também acertou o posicionamento da defesa nas jogadas de bola parada e pediu mais criatividade do meio-campo.

Croácia e México se enfrentam para definir a outra vaga nas oitavas de final

No mesmo horário da partida entre Brasil e Camarões, as seleções de Croácia e México se enfrentam na Arena Pernambuco, em Recife. O duelo pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo decide qual das duas seleções será uma das classificadas para as oitavas de mfinal da competição. Quem vencer está na próxima fase e, em caso de empate, o México se garante e a Croácia torce por uma derrota brasileira para avançar no campeonato.
Com quatro pontos, o México se encontra em segundo lugar no grupo, em situação parecida com a brasileira, somente com pior saldo de gols. Matematicamente, a seleção mexicana pode se classificar mesmo se perder o jogo, desde que Camarões vença o Brasil por uma grande margem de gols. A Croácia, por sua vez, só precisa vencer. Em terceiro lugar do grupo, com três pontos ganhos e saldo de dois gols, empate ou derrota pode significar a desclassificação da equipe. Em caso de empate, os croatas só se classificam com uma derrota brasileira.
A escalação da equipe mexicana deve ser a mesma das duas primeiras partidas, com o atacante do Manchester United, Chicharito Hernandez, no banco novamente. Do lado croata, o treinador Nico Kovac deve escalar o time com força total para conseguir somar os três pontos e não depender de uma improvável derrota brasileira contra Camarões. O trio ofensivo Olic, Perisic e Mandzukic deve entrar em campo.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO