Ronaldinho Gaúcho não está mais em Porto Alegre. O jogador do Milan se reapresentou ontem em Dubai, onde o clube fará uma pequena temporada até o dia 6 de janeiro, quando recomeça o Campeonato Italiano. Mas seu irmão e empresário Roberto de Assis ficou no Brasil para negociar com Adriano Galliani, vice-presidente do Milan, que passa férias no Rio de Janeiro. Depois de chegar a um acordo com o dirigente, Assis deve viajar para Milão para fechar o negócio e enfim apresentar Ronaldinho no Olímpico.
A volta ao Grêmio só deve ser oficializada em janeiro, quando ocorre a abertura da janela de transferências internacionais. O Milan não deverá criar problemas para a liberação de Ronaldinho, já que o meia-atacante tem um salário alto e não está sendo aproveitado no time titular pelo técnico Massimiliano Allegri. Além disso, a contratação de Antonio Cassano tirará ainda mais o espaço do brasileiro, que poderá assinar pré-contrato com qualquer clube a partir do dia 15 de janeiro.
Na Itália, a imprensa dá como certo o adeus do craque e a maioria já coloca o atleta no Grêmio. Ontem, Carlo Ancelotti, ex-treinador do Ronaldinho no Milan, afirmou que já esperava o declínio do jogador. “A sua condição física sempre foi precária, mas ninguém pode duvidar do seu talento”, disse ao jornal Corriere della Sera.
Enquanto aguarda pela volta do “filho pródigo”, a direção gremista busca outros reforços. Por enquanto, apenas o atacante Lins foi apresentado. Ainda há necessidad e de contratar mais um lateral-esquerdo, já que Fábio Santos não renovou, um zagueiro e um volante.
O vice-presidente de futebol Antônio Vicente Martins confirmou o interesse no jovem Sebastián Coates, de 20 anos. O zagueiro, que atua no Nacional, é considerado uma revelação do futebol uruguaio. Já o ex-gremista Rafael Carioca, que deixou o Vasco, está próximo de acerto com o Atlético-MG. Também ficará para janeiro a negociação de renovação do contrato do artilheiro Jonas. No mês que vem deve ser oficializada a saída de Souza do Olímpico.