Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Aeroportos

- Publicada em 11 de Abril de 2022 às 16:32

Três aeroportos gaúchos têm novidades pós-concessão

Sinalizações e visual ligados à nova concessionária já estão nos terminais como o de Pelotas

Sinalizações e visual ligados à nova concessionária já estão nos terminais como o de Pelotas


CCR AEROPORTOS/DIVULGAÇÃO/JC
Obras que vão impactar de forma mais forte a capacidade de operações dos três aeroportos gaúchos concedidos ao setor privado devem vir em 2023. Mas já é possível ver mudanças visuais após a chegada da CCR Aeroportos nos terminais de Pelotas, Bagé e Uruguaiana. O braço do grupo CCR, o mesmo que detém quatro rodovias federais no Estado (BRs 101, 290 (freeway), 448 e 386), já está à frente das estruturas.
Obras que vão impactar de forma mais forte a capacidade de operações dos três aeroportos gaúchos concedidos ao setor privado devem vir em 2023. Mas já é possível ver mudanças visuais após a chegada da CCR Aeroportos nos terminais de Pelotas, Bagé e Uruguaiana. O braço do grupo CCR, o mesmo que detém quatro rodovias federais no Estado (BRs 101, 290 (freeway), 448 e 386), já está à frente das estruturas.
Nas instalações, a cor azul da marca já "veste" áreas de acesso de passageiros, como check-in e saguões. Além disso, serviços como de emergência de atendimento médico e alimentação começam a ser ofertados. A concessionária venceu leilões em 2021 e assumiu 15 aeroportos, novo nos três estados do Sul.
Em nota, a empresa diz que firmou contratos com marcas conhecidas de quem costuma frequentar outros terminais pelo País, como o Aeroporto Internacional Salgado Filho. Entre elas, estão a Casa do Pão de Queijo, Rei do Mate e Gran Coffee. Os serviços de alimentação e bebida terão lojas, quiosques e vending machines. 
"Nos próximos três anos, a CCR Aeroportos planeja dobrar a ocupação das áreas brutas locáveis de seus aeroportos, oferecendo mais conforto e uma melhor experiência aos passageiros", projeta a concessionária, em nota. A área bruta locável (ABL) atual é de aproximadamente 18 mil metros quadrados.
"A CCR Aeroportos está em busca de novos negócios de alimentação, bebidas e varejo. Estamos, neste momento, conversando com pelo menos outras 30 marcas relevantes. Estes foram apenas os primeiros contratos já firmados”, informa, pela nota, Monique Henriques, gerente executiva de Varejo da CCR Aeroportos.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2022/04/11/206x137/1_uruguaiana__6_-9593089.jpeg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'625477b3c78c1', 'cd_midia':9593089, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2022/04/11/uruguaiana__6_-9593089.jpeg', 'ds_midia': 'No saguão do aeroporto pelotense, já está posicionado um quiosque da Casa do Pão de Queijo', 'ds_midia_credi': 'CCR AEROPORTOS/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'No saguão do aeroporto pelotense, já está posicionado um quiosque da Casa do Pão de Queijo', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '600', 'align': 'Left'}
Terminal de Uruguaiana ganhou quiosque da Casa do Pão de Queijo. Foto: CCR Aeroportos/Divulgação
Serão 15 novas unidades da Casa do Pão de Queijo em 10 aeroportos: Pelotas - onde o quiosque já pode ser visto -, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul; Curitiba e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes, em Santa Catarina; São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Teresina, no Piauí; e Palmas, no Tocantins. O Rei do Mate a Gran Coffee, por enquanto, não desembarcam nos três aeródromos gaúchos.
Os três terminais gaúchos têm oferta diferente de voos. Pelotas tem ligações regionais, com a Azul, ligando a Porto Alegre com ATR com 68 assentos. Desde janeiro, a Gol opera com jato da Boeing em viagens diretas entre a cidade e Guarulhos, em São Paulo.
Uruguaiana tem conexão da Azul com a Capital, usando o ATR, e a Gol passa a fazer voos para Guarulhos em 26 deste mês, também com os turbo-hélices de 68 lugares. Já Bagé tem ligação pela Azul com o Aeroporto Salgado Filho, usando o monomotor Gran Caravan, com nove assentos e voos diários. 
A CRR tem a concessão de 17 terminais no Brasil, entre eles o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais, e três no exterior, de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas), além de uma empresa de serviços aeroportuários nos Estados Unidos, a Total Airport Services (TAS). A movimentação nos 20 terminais é de cerca de 40 milhões de passageiros ao ano, esclarece a companhia.

Terminais passam a ter serviço de urgência médica

Outra novidade é o serviço de urgência e emergência médica que estreia em Pelotas, Uruguaiana e Bagé. O grupo Med+ firmou contrato com a CCR para atuar nos aeródromos. O investimento, diz a empresa, é de mais de R$ 900 mil para operar nos terminais.
As unidades vão aportar estrutura nas áreas de Medicina Aeroportuária, com Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e Bombeiro Aeródromo. "Esta é a primeira vez que a empresa opera nos aeroportos gaúchos, expandindo sua atuação na região sul do País", diz a Med+, em nota.
Segundo a operadora, a Medicina Aeroportuária é realizada com profissionais que estão preparados para prestar atendimento pré-hospitalar humanizado e seguro, 24 horas por dia, para passageiros, tripulantes e funcionários dos aeroportos. A unidade de Bombeiro de Aeródromo atua na prevenção e no combate a incêndio.