Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Aviação

- Publicada em 28 de Janeiro de 2022 às 11:51

TAP Air retoma voos diretos entre Porto Alegre e Lisboa em fim de março

Companhia chegou a anunciar a retomada outras vezes, mas acabou não realizando os voos

Companhia chegou a anunciar a retomada outras vezes, mas acabou não realizando os voos


TAP/DIVULGAÇÃO/JC
Patrícia Comunello
Atualizada em 10/02/2022 às 14h10min - Quase dois anos depois de suspender os voos, a portuguesa TAP Air marca a data para retomar a ligação direta entre Porto Alegre e Lisboa. A informação foi passada pela concessionária do Aeroporto Internacional Salgado Filho, Fraport Brasil.
Atualizada em 10/02/2022 às 14h10min - Quase dois anos depois de suspender os voos, a portuguesa TAP Air marca a data para retomar a ligação direta entre Porto Alegre e Lisboa. A informação foi passada pela concessionária do Aeroporto Internacional Salgado Filho, Fraport Brasil.
O cancelamento da conexão foi feito em 16 de março de 2020, quando a pandemia aterrissou com tudo no Brasil e já espalhava restrições na Europa e outras regiões, gerando cancelamento de voos de fora. Em outubro do mesmo ano, a empesa chegou a anunciar o retorno do voo, mas depois voltou atrás e suspendeu.
Segundo a Fraport Brasil, Marcelo Vitorino, country manager da TAP Air Cargo, teria afirmado, durante evento recente sobre logística no setor, que os voos seriam reativados em 27 de março. Pelo canal de conversa do Facebook, a TAP Air informou que o voo retorna em 30 de março, no trecho POA-Lisboa.
A gerência regional da TAP confirmou para a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav-RS) as datas e que depois dos dois primeiros voos a frequência será de três vezes na semana.   
Em nota, a concessionária informou que Vitorino citou a data, além de comentar sobre o aumento do fluxo de passageiros nas conexões internacionais, desde o segundo semestre de 2021, com "previsão de atingir um patamar próximo ao registrado antes da pandemia durante a temporada de verão da Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata), que terá início no próximo mês de março”.
Em consulta na manhã de sexta-feira (28) ao site de venda de passagens da companhia, o flights.flytap.com, a reportagem encontrou passagens de voos diretos a partir de 30 de março, com menor valor do bilhete em R$ 3.195,69. A oferta não é diária, concentrada em dias como terça e quinta. Há voos diretos, a partir de 29 de março, vindos de Lisboa para a Capital gaúcha, com valor de R$ 2.580,17.
O vice-presidente de Relações Externas da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav-RS), João Augusto Machado, recebeu com cautela a notícia, devido à oferta em períodos anteriores de passagens em voos que não foram realizados.
"Em outras ocasiões, a TAP Air já havia planejado o seu retorno, que não ocorreu", recorda Machado. Há casos de pessoas que compraram passagens em meses recentes, mas não tiveram os voos confirmados e acabaram tendo de trocar por opções com conexões internas, como São Paulo. Essas alterações sempre geram transtornos, principalmente para quem espera ter o voo direto.
"Minha recomendação é que as pessoas consultem as agências de viagens ou a própria companhia antes de comprar o bilhete", sugere o representante da Abav-RS.
A Fraport Brasil confirmou que recebeu comunicado da aérea sobre a reativação dos voos, mas observou que a companhia pode revisar a programação.
Em sua nota, a concessionaria avalia ainda que a "retomada dos voos para Lisboa é sinal de recuperação do tráfego internacional e uma amostra do quanto o aeroporto poderá contribuir com a região por meio da pista ampliada". A condição beneficia aéreas que operam com carga e passageiros, caso da TAP.
A ampliação de 2.280 metros para 3.200 metros foi concluída. Falta o término da Resa, que é a área de escape das aeronaves e onde ficam equipamentos de navegação, como os que orientam sobre pouso em dias com nevoeiro. A finalização é prevista para agosto. Depois as novas condições da pista devem ser submetidas a verificações de órgãos aeronáuticos e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO