Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Aviação

- Publicada em 30 de Julho de 2022 às 16:00

Azul suspende voos a São Borja quase um ano após retomar ligação

Pista do aeroporto tem rachaduras e pavimento irregular para a operação das aeronaves

Pista do aeroporto tem rachaduras e pavimento irregular para a operação das aeronaves


PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Patrícia Comunello
Quase um ano após reativar a ligação entre Porto Alegre e São Borja, a companhia aérea Azul comunica a suspensão do voo que era feito três vezes na semana. O destino era o mais distante entre os operados pela subsidiária Azul Conecta, feito com avião de apenas nove assentos. A série Plano de Voo fez o voo em 2021, além de mais 11 destinos. Por que parou?
Quase um ano após reativar a ligação entre Porto Alegre e São Borja, a companhia aérea Azul comunica a suspensão do voo que era feito três vezes na semana. O destino era o mais distante entre os operados pela subsidiária Azul Conecta, feito com avião de apenas nove assentos. A série Plano de Voo fez o voo em 2021, além de mais 11 destinos. Por que parou?
Em nota, enviada nessa sexta-feira (29), a Azul informou "a toda sociedade de São Borja" que os voos vão parar a partir desta segunda-feira (1º de agosto). A falta de condições estruturais para pouso e decolagens na pista do Aeroporto João Manoel provocou a decisão.
"A empresa, que constantemente analisa as condições de infraestrutura dos aeroportos onde opera, identificou que a pista do aeroporto do munícipio, utilizada para pousos e decolagens, não está atendendo aos padrões operacionais da companhia", justificou a empresa, na nota. Embasou a decisão a segurança da operação. "Primeiro valor", indicou a Azul, sobre requisitos essenciais no transporte. 
O motivo não chega a surpreender. O Plano de Voo, que marcou a estreia a seção sobre aviação e aeroportos no Jornal do Comércio, mostrou, em outubro de 2021, as péssimas do traçado, com camada de asfalto apresentando fissuras e irregularidades.
O diretor do Departamento de Investimentos da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), ligada ao Ministério da Infraestrutura, Eduardo Bernardi, falou à reportagem, em outubro de 2021, que estava sendo feito projeto para lançar em 2022 a licitação para implantar a nova pista. "São Borja vai fazer pista, que tá meio ruinzinha. Tem de arrumar", comentou Bernardi.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2022/07/30/206x137/1_img_2267-9705829.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'62e5740f54329', 'cd_midia':9705829, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2022/07/30/img_2267-9705829.jpg', 'ds_midia': 'Série Plano de Voo - Aeroporto de São Borja João Manoel - avião da Azul - Grand Caravan - aviação - pista de pousos de decolagens em péssimas condições ', 'ds_midia_credi': 'PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC', 'ds_midia_titlo': 'Série Plano de Voo - Aeroporto de São Borja João Manoel - avião da Azul - Grand Caravan - aviação - pista de pousos de decolagens em péssimas condições ', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '600', 'align': 'Left'}
Detalhes indicam a precariedade do pavimento, que afeta o pouso e taxiamento do avião. Foto: Patrícia Comunello/JC 
A reportagem do JC embarcou no voo ida e volta entre a Capital e a cidade na fronteira com a Argentina. Foi o voo que abriu a sequência de 12 ligações, feitas em 10 dias. Passageiros que estavam nos voos relataram as vantagens, como tempo que cai de mais de 10 horas (de ônibus) para pouco mais de uma hora e meia. Muitos passageiros que vêm de outros estados buscam a conexão ao comprar trechos maiores, com custo que era bem atrativo.
A Azul avisa que "não tem interesse em cancelar definitivamente seus voos na cidade". A aérea diz esperar que "as adequações necessárias sejam feitas para que possa o quanto antes voltar a realizar seus voos".
Quem comprou passagens para o trecho após 1º de agosto "pode selecionar outros destinos da Azul ou terá o valor dos bilhetes ressarcidos de forma integral", garante a empresa. 
A interrupção ocorre em meio à retomada do tráfego aéreo pós-pandemia. Os voos de interior, que ligam capitais a cidades do mesmo estado ganharam fôlego também com política federal de incentivo aos pequenos aeródromos. 
No Estado, a Azul chegou a 12 ligações no segundo semestre de 2021, além de Caxias do Sul. Passo Fundo, com terminal reaberto em fim de março, estava fechado na série.   
Os números da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram que São Borja transportou 529 passageiros de janeiro a junho deste ano, 12º destino com mais fluxo. De agosto a dezembro de 2021, foram 472 usuários, com operação pouco pouco mais de quatro meses. Em 2019, quando o aeroporto voltou ao mapa da aviação, foram 247 passageiros, e em 2020 outros 388.   
Além de São Borja, a Azul faz voos com as aeronaves Grand Caravan para Alegrete, Bagé, Canela, Erechim, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa e Vacaria. Outros destinos, feitos com aeronaves maiores, para Pelotas, Uruguaiana, Santo Ângelo, Santa Maria, Passo Fundo e Caxias do Sul.  

VÍDEO: Viagem do Plano de Voo entre São Borja e Porto Alegre

Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO