Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Missão RS nos EUA

Missão RS nos EUA

- Publicada em 12 de Maio de 2023 às 18:36

Programação do último dia da missão gaúcha em NY trata de inovação e investimento em energia

Comitiva participou de imersão nas ações que envolvem Inteligência Artificial

Comitiva participou de imersão nas ações que envolvem Inteligência Artificial


Fernanda Crancio/Especial JC
Fernanda Crancio, de Nova York (EUA)
Fernanda Crancio, de Nova York (EUA)
O último dia da agenda da missão gaúcha liderada pelo governador Eduardo Leite em Nova York foi marcado por compromissos que resumem bem o foco da viagem aos Estados Unidos ao longo desta semana: mostrar que o Rio Grande do Sul é atrativo a investidores e buscar soluções na área da tecnologia.
"O que a gente fez ao longo desses dias foi trazer a nossa carteira de investimentos e o Rio Grande do Sul aos olhos desses investidores, muito simbolizado nessa última agenda que reuniu investidores, bancos e empresas de investimento, para apresentar nosso portfólio na área de inovação, concessões, privatizações e parcerias com o setor privado", destacou o governador Eduardo Leite.

Segundo ele, foi apresentado o estudo contratado pelo governo sobre a capacidade de o Estado produzir hidrogênio verde e competir com outras regiões. Além das ações nas áreas de energia renovável e estradas. "Tudo isso para que o Rio Grande do Sul seja colocado sob o olhar desses investidores, desses bancos como foco para aportar esses recursos ", ressaltou.
A programação de sexta-feira (12) iniciou pela manhã com uma visita ao Mastercard Tech Hub, braço de tecnologia da empresa, localizado na 5a Avenida. No local, destinado ao desenvolvimento de novas tecnologias e ações para inclusão financeira, o governador e comitiva conheceram o que vem sendo desenvolvido pela área de Tecnologia da Informação (TI) da companhia, e tiveram a oportunidade de participar de uma imersão nas ações que envolvem Inteligência Artificial.

• LEIA TAMBÉM: Comitiva gaúcha em Nova York busca parceria do Google

• LEIA TAMBÉM: Eduardo Leite aborda abertura de novos mercados em evento com empresários e lideranças

Na sala da Mastercard Experience (foto), Leite testou recursos como escaneamento digital e da retina e até criou um avatar para navegar pela experiência.
Na linha do que foi observando e buscado pela missão gaúcha ao visitar bigtechs, companhias de tecnologia, universidades e hubs de inovação, a intenção é prospectar parcerias e buscar inspiração para adotar processos e ferramentas voltados à modernização dos serviços e programas públicos.
"Estamos presenciando uma revolução tecnológica de proporções ainda desconhecidas, principalmente com a Inteligência Artificial. Os governos precisam estar atentos e sintonizados com essas mudanças para poderem atender bem as demandas da população", destacou o governador.
Na sequência da agenda, o Leite, secretários e deputados que o acompanham participaram de painéis destinados a investidores no GRI Club. Entre os temas tratados, a vocação do Estado para a geração de energia renovável e o potencial para a instalação de uma planta de hidrogênio verde.
"Temos uma agenda com hidrogênio verde com potencial para acelerar investimentos na casa dos R$ 60 bilhões no futuro, o que seria transformador para a sociedade gaúcha" , destacou o governador.
Leite enfatizou ainda que toda a relação de negócios é construída a partir da confiança. E o Rio Grande do Sul está buscando construir essa confiança. Ele revelou ainda que dos investidores e empresas contatados já há futuras negociações alinhavadas, como com o Google e a Mastercard. "Esse tipo de negociação deriva do contato olho no olho, e tenho certeza que o que fizemos aqui nesta semana vai derivar daqui para a frente em bons negócios e em contratos", finalizou.