Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Meio Ambiente

Carta do Editor

- Publicada em 05 de Junho de 2023 às 03:00

Acompanhamento permanente da questão ambiental

JC publica especiais no Dia do Meio Ambiente desde 1997

JC publica especiais no Dia do Meio Ambiente desde 1997


capas do caderno dia do meio ambiente
Guilherme Kolling, editor-chefe
Guilherme Kolling, editor-chefe
Sustentabilidade e, mais recentemente ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança), tornaram-se termos obrigatórios no ambiente corporativo. Não apenas nele. A preocupação com o meio ambiente é pauta mundial, que mobiliza governos e sociedade civil nos últimos anos.
A questão ambiental também tem cada vez mais apelo entre consumidores e mercados e, por consequência, ganha um aspecto econômico e de competitividade para as empresas que trabalham no mercado interno assim como as que vendem para o exterior.
O marco inicial para essa pauta ganhar dimensão mundial é a Conferência do Meio Ambiente de 1972, realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Suécia. Gradativamente, a agenda entrou no dia a dia, reforçada pela ECO-92, no Rio de Janeiro, e discussões permanentes que envolvem a sociedade e a imprensa.
Há mais de 25 anos, desde 1997, o Jornal do Comércio publica um especial em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, atento ao debate global e aos impactos locais da pauta, apontando caminhos para o equilíbrio buscado pelo tripé ESG.
Nesta edição, trazemos algumas ações práticas de empresas gaúchas focadas em sustentabilidade, bem como a situação de ecossistemas no Rio Grande do Sul.
Boa leitura!