Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Meio Ambiente

Meio Ambiente

- Publicada em 02 de Junho de 2023 às 19:52

O que torna uma empresa mais sustentável?

Estela Kurth é especialista em Divulgações e Métricas ESG

Estela Kurth é especialista em Divulgações e Métricas ESG


MARCO QUINTANA/JC
Estela Kurth e Paula Carvalho
Estela Kurth e Paula Carvalho
Com a crescente necessidade de atingirmos a neutralidade de carbono até 2050 e reduzirmos as emissões globais em pelo menos 50% até 2030, considerando imbricada rede de conexões entre questões sociais, econômicas e ambientais, o que seria factível para classificar uma empresa como sustentável? Sugerimos algumas reflexões sobre aspectos que devem ser considerados por empresas que têm essa ambição.
Impacto: uma empresa sustentável precisa ter como objetivo e propósito a geração de valor e impacto positivo para a sociedade. Além disso, deve estar comprometida em ajudar a sociedade a superar desafios globais, como a questão climática e a perda da biodiversidade, alinhando suas estratégias corporativas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Assumir compromissos setoriais e subscrever iniciativas globais, incorporando-as por meio de políticas e programas, fazem parte dessa gestão de riscos e impactos.
Governança: estruturar sua governança, focando a condução dos negócios de forma ética e considerando que a transparência se tornou um ativo que suporta a reputação. Estar em conformidade, mais do que seguir leis, é agir com integridade, tomando decisões coerentes e alinhadas ao propósito.
Responsabilidade: uma empresa sustentável entende que consome recursos naturais e sociais e, como contrapartida, deve devolver produtos, serviços e impactos positivos, mitigando os negativos, para contribuir com a prosperidade e a preservação do planeta.
Cadeia de valor: não basta olhar apenas para suas operações; é preciso agir em rede. Uma empresa sustentável precisa olhar para toda a sua cadeia, upstream e downstream, para apoiar e garantir que todos compartilhem desses valores e pratiquem as melhores práticas socioambientais. A rastreabilidade e as cadeias de custódia, apoiadas por certificações e assegurações, passam a gerar restrições a mercados ou vantagens competitivas para quem se antecipar.
Economia circular: a visão de ciclo de vida de produtos e serviços, considerando todo o caminho "do berço ao túmulo", é obrigatória para sua contribuição para a economia circular. Olhar os produtos do ponto de vista da circularidade contribui para o atendimento dos ODS.
Políticas atreladas a KPIs: o desempenho precisa ser medido de forma que reflita processos seguros de produção e forte gestão ESG em toda cadeia de valor. Devem estar associados a critérios técnicos baseados na ciência, porque o desenvolvimento sustentável é balizado por metas científicas, e a gestão deve demonstrar evolução nos desempenhos ambiental e social.
A grande variedade de aspectos ESG e a interconectividade entre eles ampliam a complexidade dessa agenda e impedem um modelo único. Por isso, cada empresa deve construir sua jornada.
Especialista em Divulgações e Métricas ESG e Especialista em ESG e Finanças Sustentáveis