Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

JC 90 anos

Premiação

- Publicada em 25 de Maio de 2023 às 13:18

Jornal do Comércio volta a promover o Prêmio Destaques do Ano ao celebrar nove décadas

Petry, presidente da Fiergs, anfitrião do evento, aproveitou para lembrar da fundadora do JC

Petry, presidente da Fiergs, anfitrião do evento, aproveitou para lembrar da fundadora do JC


Mauro Belo Schneider/Especial/JC
O Jornal do Comércio promoveu, nesta quinta-feira (25), data em que celebra seus 90 anos e o Dia da Indústria, o Prêmio Destaques do Ano. A cerimônia, na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre, contou com um almoço que reuniu cerca de 400 personalidades empresariais e políticas, como o atual governador do Estado, Eduardo Leite, e sete ex-governadores. A primeira edição do prêmio ocorreu há 36 anos. A presença do público no encontro, para o presidente do JC, Mércio Tumelero, é o reconhecimento de um trabalho jornalístico que prioriza a informação de qualidade. “Nos enche de júbilo, ao mesmo tempo em que aumenta a responsabilidade e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou Mércio. 
O Jornal do Comércio promoveu, nesta quinta-feira (25), data em que celebra seus 90 anos e o Dia da Indústria, o Prêmio Destaques do Ano. A cerimônia, na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre, contou com um almoço que reuniu cerca de 400 personalidades empresariais e políticas, como o atual governador do Estado, Eduardo Leite, e sete ex-governadores. A primeira edição do prêmio ocorreu há 36 anos

A presença do público no encontro, para o presidente do JC, Mércio Tumelero, é o reconhecimento de um trabalho jornalístico que prioriza a informação de qualidade. “Nos enche de júbilo, ao mesmo tempo em que aumenta a responsabilidade e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou Mércio. 
O empresário ressaltou, ainda, que a relação de confiança que o Jornal do Comércio tem hoje com a comunidade empresarial está vinculada à independência e isenção com as quais trata as notícias. “Defendemos a democracia, a liberdade de imprensa e acreditamos na iniciativa privada e no empreendedorismo como forças indispensáveis ao desenvolvimento econômico e social do nosso País”, expôs.
Durante o discurso, Mércio anunciou que Giovanni Tumelero, atual Diretor de Operações, assume a presidência do JC. Mércio passa a integrar o Conselho Administrativo da empresa.
Gilberto Petry, presidente da Fiergs, anfitrião do evento, aproveitou para lembrar da fundadora do JC. “A dona Zaida Jarros nunca deixava de exaltar o trabalho realizado pelo jornal, do qual tinha muito orgulho. O carinho e respeito que sentia pelos jornalistas de sua equipe, e a admiração pelo seu esposo, Jenor Jarros, que, juntamente com ela, criou o Consultor do Comércio, em 1933”, citou. “Eu leio jornal diariamente e nunca saio de casa sem ler. Gosto do papel”, revelou.

Eduardo Leite também aproveitou a oportunidade para falar com o público tomador de decisões. Ele saudou a presença dos ex-governadores: “Sempre encontro olhar solidário e comprometido com o Estado. Me anima a possibilidade de saber que essa convivência é fraterna e respeitosa.”
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/05/25/206x137/1_whatsapp_image_2023_05_25_at_12_52_15-10220365.jpeg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'646f8527d8d82', 'cd_midia':10220365, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/05/25/whatsapp_image_2023_05_25_at_12_52_15-10220365.jpeg', 'ds_midia': 'Ex-governadores prestigiam o Prêmio Destaques do Ano entregue pelo Jornal do Comércio ', 'ds_midia_credi': 'Mauro Belo Schneider/Especial/JC', 'ds_midia_titlo': 'Ex-governadores prestigiam o Prêmio Destaques do Ano entregue pelo Jornal do Comércio ', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '600', 'align': 'Left'}
Ex-governadores prestigiaram o evento realizado nesta quinta-feira na Fiergs (Foto: Mauro Belo Schneider/Especial/JC)
“A longevidade do Jornal do Comercio tem que ser duplamente comemorada. Primeiro pela existência de uma empresa por conta dos obstáculos ao longo do período. A força e o vigor de uma empresa que serve de inspiração. Em segundo lugar, pelos 90 anos como veículo de comunicação, preservando sempre relevância e credibilidade. As duas trajetórias merecem o nosso aplauso. O nosso governo valoriza o Jornalismo”, disse Leite.
O senador Hamilton Mourão complementou os discursos. Também ex-presidente da República, cumprimentou o JC. “O jornal transcende as fronteiras do nosso Estado. Termos um meio de comunicação como o JC é mais que importante para guiar nossas decisões.”

Homenageados incentivam a inovação e o empreendedorismo

Ao celebrar seus 90 anos, na sede da Fiergs, o Jornal do Comércio entregou o Prêmio Destaques do Ano do JC, que é uma homenagem para aqueles que se destacaram na contribuição para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul.

“Cada uma das histórias destacadas serve de exemplo, e, baseados nelas, mais gaúchos e gaúchas se sentirão motivados a contribuir com seu esforço para tornar esta terra o mais próxima possível da grandeza que sonhamos e merecemos”, avalia o presidente do JC, Mércio Tumelero.

Os oito agraciados são: Instituto Caldeira (Empreendedorismo), Fiergs (Indústria), Vida (Sustentabilidade), Stihl (Exportação), Cotrijal (Agronegócio), Pacto Alegre (Inovação), Be8 (Energia) e Sicredi (Cooperativismo).

Conheça mais sobre os vencedores

Instituto Caldeira: O Instituto Caldeira é um hub de inovação no 4º Distrito de Porto Alegre, que promove a conexão entre grandes empresas, startups, universidades e poder público. Em poucos anos de existência, gerou um movimento transformador de fomento do ecossistema de tecnologia e inovação. São 42 grandes empresas fundadoras, mais de 100 labs de inovação de companhias instaladas na sede do Caldeira, 450 empresas e instituições conectadas, 700 startups no ecossistema e 20 parcerias nacionais e internacionais.

Fiergs: Entidade de representação da indústria gaúcha que atua pelo fortalecimento da competitividade, inovação tecnológica e desenvolvimento do setor industrial desde 1930. Organizada em sindicatos representativos, participa da interlocução com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário sempre posicionando-se na defesa do crescimento econômico e da expansão dos negócios com geração de valor.

Vida: A Vida Produtos e Serviços em Desenvolvimento Ecológico, empresa criada por José Lutzenberger é hoje liderada pelas filhas, Lara e Lilly Lutzenberger. Destaque em Sustentabilidade, a empresa transforma resíduos industriais que seriam descartados na natureza em novos produtos, que retornarão ao solo. Ao completar 35 anos de parceria com a indústria de celulose CMPC, a Vida processa, a cada mês, 45 mil toneladas de resíduos somente nesta operação. A Vida tem ainda atividades na Bahia, Mato Grosso do Sul e Maranhão.

Stihl: Há 50 anos a empresa alemã Stihl produz no Brasil, em sua fábrica, de São Leopoldo. Líder nacional no mercado de ferramentas motorizadas portáteis, a empresa teve, em 2022, faturamento recorde no Brasil. Destaque em Exportação, suas vendas para o mercado externo já chegaram a mais de 70 países e representaram 50% do faturamento do ano passado. As vendas em exportações tiveram um crescimento de 45% em apenas dois anos.

Cotrijal: Criada em 1957, a partir da iniciativa de 11 produtores rurais de Não-Me-Toque, a Cotrijal Cooperativa se consolidou como uma das maiores do setor na América Latina. Com administração sólida e aberta à inovação e às novas tecnologias, a empresa ganhou projeção nos anos 2000 com a feira Expodireto, reconhecida internacionalmente como uma das mais importantes mostras do segmento no mundo. Em 2022, a Cotrijal registrou faturamento de R$ 5,8 bilhões.

Pacto Alegre: Movimento estabelecido há quatro anos na capital gaúcha, o Pacto Alegre é formado por centenas de voluntários e dezenas de representantes institucionais da quádrupla hélice (universidades, sociedade civil, poder público e iniciativa privada). Tem como objetivo transformar Porto Alegre em um polo de inovação de classe mundial e com isso melhorar a qualidade de vida e tornar a cidade mais atrativa para empreendedores e talentos viverem e investirem.

Be8: A Be8, antiga BSBIOS, é uma empresa de energias renováveis e um dos maiores agentes dentro do setor de biodiesel nacional. Com matriz em Passo Fundo, possui ainda unidades no Paraná, Paraguai e Suíça. Passo Fundo também foi o local escolhido pela empresa para receber seu novo empreendimento na área de biocombustíveis. No km 316, da BR 285, será instalada uma usina de etanol que aproveitará como matéria-prima cereais, especialmente o trigo, um investimento que deve superar meio bilhão de reais.

Sicredi: Crescendo dois dígitos por ano, o Sicredi vem expandindo sua rede de agências e ampliando o número de associados. Criada em 1902 em Nova Petrópolis, é a primeira cooperativa de crédito da América Latina. Atualmente, oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros e tem cerca de 6,5 milhões de associados, com mais de 2,4 mil agências, distribuídas em mais de 100 cooperativas e 40 mil colaboradores.

Gilberto Petry ressalta presença de 50 mil fábricas no RS

Em seu discurso durante o almoço em celebração aos 90 anos do JC e do Dia da Indústria, o presidente da Fiergs, Gilberto Petry, ressaltou a importância do setor produtivo para o Estado. “O fato de estarmos aqui reunidos só foi possível porque utilizamos produtos industriais de vários segmentos: o transporte que nos trouxe; o vestuário que nos abriga e destaca; a agroindústria que nos alimenta; o setor moveleiro que nos dá conforto; a indústria eletroeletrônica que fornece o som, luzes e imagens; passando, logicamente, pela indústria gráfica que é parceira do Jornal do Comércio há nove décadas”, falou perante a plateia.

Segundo ele, nesse universo compartilhado por empreendedores, consumidores e usuários, o setor industrial é que impulsiona todas as cadeias produtivas. “São 50 mil fábricas em atividade no Rio Grande do Sul, responsáveis por 800 mil empregos diretos”, mensurou.

A agropecuária, conforme Petry, avança com o suporte da indústria de máquinas e implementos agrícolas, de fertilizantes e muitos outros itens. Ele citou, ainda, a evolução do comércio tradicional e pela internet através da indústria metalmecânica, da eletrônica, e da tecnologia da informação.

“E tudo o que for feito na promoção da indústria, que é a catalisadora da inovação e do avanço tecnológico, repercutirá positivamente na nossa sociedade”, analisou.

Petry finalizou compartilhando um sonho. “Em 2033, quando o Jornal do Comércio completará 100 anos, a manchete sonhada é esta: Crescimento recorde da indústria gaúcha nessa década.”