Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Saúde

- Publicada em 21 de Janeiro de 2022 às 03:00

Anvisa aprova Coronavac para faixa de 6 a 17 anos

vacinas, coronavac

vacinas, coronavac


/CRISTINE ROCHOL/PMPA/JC
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira, o uso da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos que não sejam imunocomprometidos. A aprovação foi por unanimidade.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira, o uso da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos que não sejam imunocomprometidos. A aprovação foi por unanimidade.
Apresentação técnica da agência demonstrou a segurança e efetividade da aplicação de duas doses da Coronavac, com intervalo de 28 dias, na população pediátrica. Até então, a única vacina aprovada no Brasil para a população pediátrica era o imunizante da Pfizer, que já começou a ser aplicado em crianças de 5 a 12 anos.
A proteção do imunizante no Chile, país que já vem usando a Cornavac largamente em crianças, alcançou 90% contra hospitalizações. A vacina também apresentou alta taxa de segurança e poucas reações adversas.
O Instituto Butantan pedia a aprovação da Coronavac para a faixa etária de 3 a 17 anos. A análise técnica da Anvisa, no entanto, considerou que os dados apresentados até agora são robustos apenas para a faixa etária de 6 a 17 anos.
Estudo técnico da Anvisa indica, ainda, que a Coronavac não deverá ser aplicada em crianças imunocomprometidas (como aquelas em tratamento para câncer) porque ainda faltam dados sobre os benefícios para esta população.
Nas redes sociais, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que "todas as vacinas autorizadas pela Anvisa são consideradas para o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 (PNO). Aguardamos o inteiro (teor) da decisão e sua publicação no DOU (Diário Oficial da União)", afirmou Queiroga.
Indagado sobre os planos de compra e distribuição do imunizante aos estados, o Ministério da Saúde informou apenas que o posicionamento da pasta é o mesmo que foi informado pelo ministro nas redes sociais. O Instituto Butantan informou, na tarde desta quinta-feira, que ainda não houve manifestação do Ministério da Saúde sobre a intenção ou não de comprar a Coronavac. "Estamos aguardando as tratativas pelos próximos dias."
O estado de São Paulo começou a aplicação da Coronavac em crianças na tarde desta quinta-feira, logo após a aprovação da Anvisa. O governador, João Doria (PSDB) disse que todas as crianças receberão a vacina contra a Covid-19 em até três semanas.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO