Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coronavirus

- Publicada em 05 de Agosto de 2021 às 16:09

RS distribui nesta sexta novos lotes de vacinas Coronavac e Pfizer aos municípios

Imunizantes desembarcaram no Estado ao longo da quarta-feira

Imunizantes desembarcaram no Estado ao longo da quarta-feira


FELIPE DALLA VALLE/PALÁCIO PIRATINI/DIVULGAÇÃO/JC
Novas cargas de vacinas Coronavac e Pfizer, que chegaram ao Estado na quarta-feira (4), começam a ser distribuída nesta sexta (6) aos municípios. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, os imunizantes serão utilizadas para avançar a faixa etária da campanha de vacinação e equalizar eventuais diferenças no repasse de doses às cidades gaúchas.
Novas cargas de vacinas Coronavac e Pfizer, que chegaram ao Estado na quarta-feira (4), começam a ser distribuída nesta sexta (6) aos municípios. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, os imunizantes serão utilizadas para avançar a faixa etária da campanha de vacinação e equalizar eventuais diferenças no repasse de doses às cidades gaúchas.
As vacinas que serão distribuídas, um total de 151.140, desembarcaram na Capital ao longo da quarta-feira. As da Pfizer serão utilizadas para a primeira aplicação (D1). Já as doses da Coronavac serão destinadas tanto para D1 quanto para reserva da dose 2 (D2).
“O avanço da vacinação é o que realmente vai assegurar a quebra das cadeias de transmissão do vírus, mantendo baixos os índices de casos e óbitos por Covid-19 e garantindo que não haja formações de novas variantes. Só assim poderemos voltar à situação de normalidade. O que precisamos é que a população busque a vacina, não apenas a primeira dose, mas complete a imunização”, destacou a chefe da Divisão de Vigilância em Saúde, Tani Ranieri.
O transporte das vacinas ocorrerá por via terrestre, e sete Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) - 1ª (Porto Alegre), 2ª (Frederico Westphalen), 8ª (Cachoeira do Sul), 13ª (Santa Cruz do Sul), 15ª (Palmeira das Missões), 16ª (Lajeado), 18ª (Osório)- e a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre poderão retirar a carga a partir das 10h30min, na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, já pela manhã desta sexta.
Além disso, os veículos do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) levarão, a partir das 10h, as cargas para as seguintes CRSs: 5ª (Caxias do Sul), em Caxias do Sul; 3ª (Pelotas) e 7ª (Bagé), em Pelotas; 4ª (Santa Maria) e 10ª (Alegrete), em Santa Maria; 6ª (Passo Fundo) e 11ª (Erechim), em Passo Fundo; e 9ª (Cruz Alta), 12ª (Santo Ângelo), 14ª (Santa Rosa) e 17ª (Ijuí), em Santo Ângelo.
Na mesma oportunidade também serão distribuídas seringas de 1ml, necessárias para aplicação de doses da Pfizer.
A SES, por meio de um estudo, busca ajustar a distribuição de doses e corrigir eventuais distorções. “Trabalhamos com estimativas populacionais que, muitas vezes, não correspondem, na vida real, à população que se vacina efetivamente em cada cidade. Queremos seguir distribuindo as vacinas da forma mais equânime e uniforme possível, levando em consideração, por exemplo, a maior população que municípios do litoral recebem no verão e da serra no inverno”, explicou a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Cynthia Molina Bastos.
Na quarta, o governo do Estado revisou as previsões de vacinação da população e, considerando o ritmo de imunização dos municípios e o anúncio de envio de novas doses pelo Ministério da Saúde, acredita ser possível imunizar toda a população a partir de 18 anos ainda durante o mês de agosto – a expectativa anterior era até 7 de setembro.
Para que seja possível atingir a imunidade coletiva no Estado é necessário vacinar, no mínimo, 70% da população com as duas doses ou dose única, de forma homogênea entre municípios e idades. “O ideal é que o Estado atinja 90% de cobertura vacinal”, completa Tani.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO