Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coronavirus

- Publicada em 28 de Abril de 2021 às 17:33

Com novo lote de vacinas chegando, RS imunizará idosos e pessoas com comorbidades

Nova remessa permitirá intensificar imunização de idosos e iniciar a de portadores de comorbidades

Nova remessa permitirá intensificar imunização de idosos e iniciar a de portadores de comorbidades


PATRICK T. FALLON/AFP/JC
Atualizada às 21h15min
Atualizada às 21h15min
O Rio Grande do Sul aguarda para esta quinta-feira (29) a chegada de mais um lote de vacinas contra a Covid-19. Inicialmente, a previsão de chegada era sexta, mas a data foi antecipada. A liberação de nova remessa foi confirmada pelo Ministério da Saúde na tarde desta quarta-feira (28). Serão 353.750 doses do imunizante da AstraZeneca e 7,2 mil doses da vacina Coronavac, já em falta em Porto Alegre.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a remessa das ampolas da AstraZeneca permitirá avançar na vacinação dos idosos, atingindo 100% da faixa etária até 60 anos, e começar a imunização de pessoas com comorbidades, prevista para iniciar em maio.
Atualmente, faltam no Estado 40.470 doses da Coronavac para concluir o esquema vacinal de idosos que receberam a primeira doses da remessa distribuída no dia 20 de março. Essa data corresponde à distribuição das doses às 18 coordenadorias regionais de saúde, mas as vacinas começam a ser aplicadas de acordo com o calendário dos municípios.
Também há necessidade de 223.400 doses para a segunda aplicação nos gaúchos vacinados com a remessa distribuída em 26 de março. O intervalo preconizado entre as duas doses é de 28 dias, e deve ser contabilizado a partir do dia da aplicação da vacina.
De acordo com a SES, já foram distribuídas "100% das doses necessárias para a segunda dose das pessoas imunizadas no final de janeiro", mês em que começou a vacinação no RS.
Por enquanto, não há falta de vacinas da AstraZeneca para aplicação em segunda dose no Estado.  No entanto, a Coronavac começou a faltar no início da semana, em função da redução das quantidades de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde.
Em Porto Alegre, a escassez desse imunizantes cancelou a aplicação de segundas doses nesta quarta, em função da redução das quantidades de vacinas Coronavac enviadas pelo governo federal.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO