Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 03 de Setembro de 2025 às 20:35

Procempa inaugura SmartLab, com foco em cocriação

Lancamento do espaço reuniu nomes do ecosssistema gaúcho

Lancamento do espaço reuniu nomes do ecosssistema gaúcho

Gustavo Garbino/Divulgação/JC
Compartilhe:
Patricia Knebel
Patricia Knebel
Reconhecimento facial na entrada, arquibancadas, palco, espaço para café. A Procempa inaugurou nesta semana o seu SmartLab, laboratório de inovação da companhia, criado para estimular a geração e a ideação de projetos inovadores para Porto Alegre.
Reconhecimento facial na entrada, arquibancadas, palco, espaço para café. A Procempa inaugurou nesta semana o seu SmartLab, laboratório de inovação da companhia, criado para estimular a geração e a ideação de projetos inovadores para Porto Alegre.
O novo local foi concebido para ser um espaço de conexão, colaboração e cocriação de soluções inovadoras para a Prefeitura de Porto Alegre, o município e o cidadão.
“Estamos entregando um espaço criativo e democrático para podermos pensar novas soluções para a cidade. Um ambiente descontraído e muito inovador para que a prefeitura e o nosso ecossistema possam atuar juntos”, comenta a presidente da Procempa, Letícia Batistela.
O espaço fica no térreo do Centro Administrativo Municipal Guilherme Socias Villela (CAM), no Centro Histórico de Porto Alegre.
"Esse é um espaço de inovação, fazer juntos, fazer de forma diferente, para termos entregas melhores. A prefeitura é a grande gerente dos serviços da cidade, então quando melhora a tecnologia, seja no trânsito, na pavimentação ou na saúde, nossos serviços se tornam mais eficazes e melhores para a população", comentou o prefeito Sebastião Melo.
Letícia explica que esse não será um local para a realização de reuniões técnicas e administrativas e, sim, de cocriação. “Queremos que os secretários e até o prefeito possam se reunir para pensarmos iniciativas em conjunto”, comenta, destacando que uma das inspirações é o CriaLab, do Tecnopuc.
Criado em 2023 pela Procempa, o laboratório funciona como um hub de incentivo a soluções inovadoras voltado à transformação digital de Porto Alegre. Por dois anos, as soluções do SmartLab foram produzidas dentro da infraestrutura já existente da empresa.
“A Procempa já trabalha com inovação há muitos anos, e o SmartLab materializa essa intenção de nos posicionarmos e de fazer negócios com o ecossistema”, destaca a gestora de Novos Negócios da Procempa, Liana Rigon.
No laboratório, as equipes da Procempa desenvolvem e aperfeiçoam projetos próprios da companhia, além de integrar soluções externas para aprimorar a execução dos serviços da administração pública e a forma como são disponibilizados ao cidadão. As ações desenvolvidas no hub também conectam a companhia com o ecossistema de inovação local e nacional através do Procempa OpenLab, o programa de inovação aberta da empresa.
Entre os projetos em andamento no SmartLab, estão três inteligências artificiais (IAs) para diagnóstico precoce de câncer de mama, pulmão e pele (Mirai, Sybil e SkinScan); uma IA aplicada à segurança pública, capaz de analisar placas de veículos em tempo real (Hórus NG); e uma IA generativa destinada a modernizar processos da administração pública, com foco na privacidade e proteção de dados (SmartGen).
O secretário de inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto, destacou a importância de Porto Alegre contar com um novo espaço de inovação dentro da sede do governo municipal. “Essa iniciativa aproxima cada vez mais as soluções inovadoras da gestão pública e pode nos ajudar a acelerar políticas de inovação da cidade que colocam Porto Alegre como referência e protagonista nessa área”, disse.

Estudo aponta impacto da IA na indústria de entretenimento

Tecnologias permitem simulações avançadas para planejamento de eventos

Tecnologias permitem simulações avançadas para planejamento de eventos

AdobeStock/Divulgação/JC
A Inteligência Artificial já ocupa papel central na indústria do entretenimento, transformando etapas que vão da elaboração de roteiros à produção de grandes eventos, impulsionada por algoritmos avançados. É o que aponta o estudo "It's Showtime: How AI is Reshaping Media & Entertainment" realizado pela Softtek, empresa global especializada em transformação digital e serviços de TI.
O estudo examinou a aplicação da IA em Cinema e TV, Música, Games e eSports, eventos ao vivo, Mídia Digital, Redes Sociais e Publicidade, apontando ganhos relevantes para esses setores. Por outro lado, alerta para desafios que acompanham essa transformação, incluindo a padronização excessiva de conteúdos, dilemas éticos envolvendo deepfakes e propriedade intelectual, além da urgência por marcos regulatórios mais claros e consistentes. "As empresas que terão sucesso nesta nova era serão aquelas capazes de equilibrar o poder algorítmico com a criatividade humana, mantendo a autenticidade emocional, a responsabilidade social e o valor real para o consumidor em primeiro plano", destaca Adriano Candido, diretor de Soluções e Inovação da Softtek Brasil.

Assespro-RS debate reformas e impactos no mercado de TI

A Assespro-RS recebe Paulo Uebel, sócio da EY, na próxima edição do Conexão Assespro-RS, que conecta líderes, empresas e especialistas para debater temas relevantes para a economia e a tecnologia. Ele abordará déficit público, reformas estruturantes e os impactos no mercado de TI. O encontro acontece na terça-feira, no Bah Restaurante (Barra Shopping Sul), com vagas limitadas e almoço por adesão.

Notícias relacionadas