Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 09 de Julho de 2025 às 20:50

Chocolate Refeição Neugebauer completa 100 anos e segue sendo um dos preferidos

Neugebauer - Chocolate Refeição

Neugebauer - Chocolate Refeição

Neugebauer/Divulgação/JC
Compartilhe:
Agências
Um dos chocolates mais tradicionais do Estado, o Refeição, completou 100 anos em junho. Fabricado pela Neugebauer, o doce preserva o sentimento de nostalgia dos gauchos. Tradição que atravessou o tempo, mantém-se ao longo de décadas levando a qualidade da fábrica gaúcha para todo o Brasil geração após geração.Em 1935, foram lançadas duas versões familiares do chocolate, em 250g e 500g. Atualmente, o chocolate Refeição é comercializado nos formatos 9g embalagem individual e cartucho com cinco unidades; e ainda em barra de 60g. Quando completou 90 anos do chocolate, a Neugebauer lançou uma embalagem comemorativa de Refeição, que fez referência aos desenhos e layouts dos anos 20, o início de sua produção.
Um dos chocolates mais tradicionais do Estado, o Refeição, completou 100 anos em junho. Fabricado pela Neugebauer, o doce preserva o sentimento de nostalgia dos gauchos. Tradição que atravessou o tempo, mantém-se ao longo de décadas levando a qualidade da fábrica gaúcha para todo o Brasil geração após geração.

Em 1935, foram lançadas duas versões familiares do chocolate, em 250g e 500g. Atualmente, o chocolate Refeição é comercializado nos formatos 9g embalagem individual e cartucho com cinco unidades; e ainda em barra de 60g. Quando completou 90 anos do chocolate, a Neugebauer lançou uma embalagem comemorativa de Refeição, que fez referência aos desenhos e layouts dos anos 20, o início de sua produção.

Neugebauer - Chocolate Refeição  | Neugebauer/Divulgação/JC
Neugebauer - Chocolate Refeição Neugebauer/Divulgação/JC

Um pouco da história de Neugebauer

Vindo da Alemanha, em 1887, Franz Neugebauer desembarcou em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Trazia na bagagem a experiência fundamental na fabricação de doces e o sonho de desenvolver seu próprio negócio.

Em 17 de setembro de 1891, os irmãos Franz e Max Neugebauer, junto com Fritz Gerhardt, fundaram, na Capital dos gaúchos, a Neugebauer Irmãos e Gerhardt. Desde o princípio a empresa primou pela qualidade de produtos. Já com Ernesto Neugebauer no Brasil, a Neugebauer apresentou o primeiro chocolate.

Em 1903, os sócios adquiriram um terreno no bairro Navegantes, onde um ano mais tarde seria inaugurada a nova instalação, com área industrial e loja de produtos. Os anos seguintes foram marcados por expansão e lançamentos, entre eles o Refeição.

Em 1982 a família Neugebauer vendeu a empresa para o Grupo Fenícia, com o nome sendo preservado pela sua tradição. Em 1998, foi vendida à Parmalat, que a manteve em seus ativos até setembro de 2002. Desta vez a Florestal Alimentos, de Lajeado, adquiriu a marca. No início de 2010, o Grupo Vonpar diversifica seus negócios comprando a Neugebauer.

Em 2013, uma nova fábrica é inaugurada no município de Arroio do Meio (RS), uma das mais modernas indústrias de chocolates da América Latina, para a qual foram adquiridas as mais eficientes tecnologias de fabricação e embalagens do mercado mundial. A marca está presente hoje em mais de 50 países e possui sucessos consagrados como o próprio Refeição, a linha premium 1891, Amor Carioca, Bib's, Stikadinho e o doce de leite Mu-Mu.

Notícias relacionadas