No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, o Rio Grande do Sul registrou a entrada de 1,17 milhão de visitantes internacionais, segundo relatório feito pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). O resultado, além de ter representado um crescimento de 94,5% em relação ao mesmo período do ano passado, colocou o RS como o segundo estado brasileiro que mais recebeu turistas do exterior até maio, atrás somente de São Paulo.
“O Estado tem investido de forma muito intensa para que seja possível recuperar o tempo perdido em decorrência da enchente do ano passado. Algumas estratégias começaram a surtir efeito e já influenciaram o resultado verificado pelos dados da Embratur”, explica o secretário de Turismo do RS, Ronaldo Santini.
Para atrair um volume maior de turistas internacionais durante o período de reconstrução do Estado, a pasta negociou com agências de viagem e veículos de comunicação estrangeiros a produção de conteúdo midiático sobre os destinos turísticos do Rio Grande do Sul. “Nós buscamos trazer ao RS algumas figuras do exterior que tenham credibilidade na comunicação, como jornalistas, e que sejam formadoras de opinião, como influenciadores. O objetivo é mostrar um Rio Grande do Sul muito maior do que aquele que já é conhecido”, comenta Santini.
A campanha promocional feita na Argentina contribuiu para que o número de turistas do país vizinho no Brasil pulasse de 446.298 nos primeiros cinco meses do ano passado para 968.512 no mesmo período de 2025. Com a alta de 117%, a Argentina foi o principal “emissor” de turistas para o País até maio deste ano.
Embora a Serra ainda seja o destino preferido de muitos visitantes estrangeiros, diversas regiões do Estado estão se beneficiando da campanha de divulgação feita pelo governo. “A Serra Gaúcha é imbatível, com Gramado, Canela, Bento Gonçalves e Nova Petrópolis. Mas estamos trabalhando junto com a Secretaria de Turismo do RS para que outras regiões também se desenvolvam cada vez mais. É o caso da Campanha Gaúcha, que, para mim, é o grande diferencial do Estado”, explica o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem no Rio Grande do Sul (Abav-RS), João Machado.
Segundo Santini, a campanha de promoção do turismo gaúcho está fazendo com que muitos visitantes passem por destinos turísticos que não conheciam. “Os turistas estrangeiros estão descobrindo que, para chegar ao Litoral do RS, podem fazer rotas alternativas para, por exemplo, visitar a Serra Gaúcha e conhecer um vinho diferente do que estão acostumados”, explica o secretário. Ainda de acordo com ele, a cidade de Cambará do Sul, onde estão localizados os cânions Fortaleza e Itaimbezinho, tem deixado uma impressão positiva, do ponto de vista de beleza natural, nos jornalistas e influenciadores visitantes.
Outra estratégia adotada pelo governo do Rio Grande do Sul para garantir o aumento do volume de turistas foi a recuperação das malhas aéreas perdidas durante a enchente. “As conexões aéreas foram retomadas gradativamente e já estão quase todas funcionando. Agora, estamos procurando ampliar as conexões do Estado”, explica Santini. Segundo o secretário de Turismo do RS, o aprimoramento de outros aeroportos gaúchos, como o de Canela e o de Torres, poderia proporcionar a chegada de mais turistas internacionais ao Estado.
Realização de eventos trouxe visitantes estrangeiros ao RS
Mais de 40 mil pessoas passaram pelo município de Encantado para aproveitar a programação da Suinofest 2025
Ana Julia Gonzatti/Suinofest/JCO variado cronograma de eventos realizados no Rio Grande do Sul desde o início de 2025, como a 40ª Maratona Internacional de Porto Alegre e o South Summit Brazil, também contribuiu para o alto número de turistas internacionais que visitaram o Estado.
“A melhor forma de promover o turismo é através de eventos. Devido ao fluxo de pessoas, os eventos são o grande fomentador dos demais atrativos que surgem”, explica o secretário de Turismo do Estado, Ronaldo Santini.
- LEIA TAMBÉM: Haddad associa nova alta da Selic a Campos Neto e diz que não dá para dar 'cavalo de pau'
Um exemplo disso ocorreu com a Suinofest 2025. Segundo ele, mais de 40 mil pessoas passaram pelo município de Encantado, nos dois primeiros finais de semana de junho, para aproveitar a programação. “Associado a tudo aquilo que já vinha sendo trabalhado com o Cristo Protetor, imagina quantos recursos ficaram na economia da região em decorrência do evento”, comenta.
De acordo com Santini, o governo do RS, através da secretaria de Turismo, acredita que esses eventos podem ir além e se consolidar como algo ainda maior do que uma celebração regional. “É também uma oportunidade de convidar turistas a visitarem o Estado e conhecerem destinos e rotas turísticas, como a gastronomia local e a agricultura familiar. Os eventos têm dado tão certo que os números já representam muito mais do que a expectativa, (que era baixa) em decorrência de tudo o que vivenciamos no ano passado”, relata.