Porto Alegre, sex, 11/04/25

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 23 de Janeiro de 2025 às 01:25

IA generativa se aproxima do Vale da Desilusão

Compras de PCs, tablets e celulares ainda não são influenciadas pela presença de IA

Compras de PCs, tablets e celulares ainda não são influenciadas pela presença de IA

AdobeStock/Divulgação/JC
Compartilhe:
Patricia Knebel
Patricia Knebel
Depois do alvoroço inicial, a Inteligência Artificial Generativa está caminhando em direção ao Vale da Desilusão, aponta recente estudo do Gartner. Essa é uma das etapas clássicas de todas as inovações disruptivas do mercado, que vão do ciclo do entusiasmo até a expectativa, desilusão e, então, maturidade.
Depois do alvoroço inicial, a Inteligência Artificial Generativa está caminhando em direção ao Vale da Desilusão, aponta recente estudo do Gartner. Essa é uma das etapas clássicas de todas as inovações disruptivas do mercado, que vão do ciclo do entusiasmo até a expectativa, desilusão e, então, maturidade.
"Esse movimento reflete o declínio das expectativas dos CIOs em relação à GenAI, mas não seus gastos com essa tecnologia", comenta o vice-presidente e analista do Gartner, John-David Lovelock.
Evidência disso é a projeção da empresa de consultoria e pesquisa é que os gastos com servidores otimizados para IA facilmente dobrarão os gastos com servidores tradicionais em 2025, chegando a US$ 202 bilhões.
Por outro lado, novos PCs com suporte para IA, por exemplo, ainda não têm aplicações obrigatórias que utilizem o hardware. Embora tanto os consumidores quanto as empresas comprem PCs, tablets e telefones celulares habilitados para Inteligência Artificial, essas compras não serão muito influenciadas pela funcionalidade da GenAI, relata o analista.
Uma pesquisa da Gartner Inc. com 451 líderes seniores de tecnologia no segundo trimestre de 2024 descobriu que 57% dos CIOs disseram que têm a tarefa de liderar uma estratégia de IA em suas empresas. No entanto, desafios emergentes estão dificultando aos CIOs a entrega de valor com IA.
"Devido à inovação implacável que acontece na corrida aos fornecedores de tecnologia, os CIOs sentem que estão sempre vivendo o hype, enquanto a realidade da sua corrida pelos resultados da IA - quão difícil é obter valor - faz com que pareça que eles também estão no fundo do poço", relatou na época Mary Mesaglio, Distinguished VP Analyst do Gartner.
O estudo apresentado essa semana pelo Gartner mostra ainda que os gastos mundiais com TI devem totalizar US$ 5,61 trilhões em 2025, um aumento de 9,8% em relação a 2024.
"Embora os orçamentos dos CIOs estejam aumentando, uma parte significativa apenas compensará os aumentos de preços nos gastos recorrentes", projeta o vice-presidente e analista do Gartner, Lovelock. "Isso significa que, em 2025, gastos nominais versus gastos reais com TI estarão distorcidos, com os aumentos de preços absorvendo parte ou todo o crescimento do orçamento", acrescenta.

Google IA chega com objetivo de atender aos usuários empresariais

IA facilitará uso de ferramentas como Gmail, Docs, Sheets, Meet, Chat e Vids

IA facilitará uso de ferramentas como Gmail, Docs, Sheets, Meet, Chat e Vids

DENIS CHARLET/AFP/JC
O Google anunciou que o Google AI será incluído nos planos Workspace Business e Enterprise, trazendo recursos de IA generativa para os clientes empresariais do Google Workspace, sem a necessidade de comprar nenhum complemento.
A IA será incorporada em ferramentas como Gmail, Docs, Sheets, Meet, Chat e Vids, entre outros, simplificando as comunicações, ajudando a resumir, rascunhar e encontrar informações nos e-mails, bate-papos e arquivos. A expectativa da empresa é que a ferramenta melhore reuniões, fazendo anotações, aprimorando seu áudio e vídeo e atualizando o usuário sobre a conversa caso ele chegue atrasado.
O Gemini Advanced, IA de última geração do Google, poderá ajudar os usuários a lidar com projetos complexos, incluindo codificação, pesquisa e análise de dados, e permitindo a criação de equipes de especialistas em IA para ajudar com tarefas rotineiras ou especializadas. Os recursos já começaram a ser implementados para clientes do Google Workspace Business e para clientes Enterprise chegarão ate o final de janeiro.

Os desafios da implantação da genIA

A IA generativa é a prioridade tecnológica para as equipes de estratégia corporativa no próximo ano.
Mas apenas 32% dos líderes estratégicos entrevistados pela CB Insights, empresa de inteligência de mercado global, têm implantações ativas.
As 3 principais barreiras à adoção da genAI:
 Riscos de segurança e privacidade (46%)
 Prioridades internas concorrentes (42%)
 Considerações legais e regulatórias (40%)

NVIDIA lança serviços para proteger os agentes de IA

Empresa adiciona serviços para robôs do conhecimento, que realizam diversas tarefas

Empresa adiciona serviços para robôs do conhecimento, que realizam diversas tarefas

Nvidia/Divulgação/JC
Os agentes de Inteligência Artificial estão no centro da promessa de transformação da produtividade dos trabalhadores do conhecimento do mundo. Praticamente todas as big techs lançaram ou estão preparando a chegada ao mercado desses "robôs do conhecimento", que podem realizar uma variedade de tarefas.
Para desenvolver agentes de IA, porém, será preciso endereçar questões críticas como confiança, segurança, proteção e conformidade.
De olho nesse mercado, a Nvidia, um dos maiores players de IA do mundo, está levando para o mercado os novos microsserviços Nvidia NIM para guardrails de IA. A solução faz parte da coleção de ferramentas de software Nvidia NeMo Guardrails, que ajuda os desenvolvedores a integrar e gerenciar guardrails de IA em aplicações de modelo de linguagem grande (LLM).
Os desenvolvedores podem usar os microsserviços NIM para criar agentes de IA mais seguros e confiáveis, que fornecem respostas seguras e apropriadas dentro de diretrizes específicas do contexto e são reforçados contra tentativas de jailbreak (processo de exploração de falhas de um dispositivo eletrônico bloqueado para instalar outro software que não o disponibilizado pelo fabricante para uso no dispositivo).

Cisco anuncia nova diretora de vendas no Brasil

Profissional tem mais de 25 anos de experiência no setor de tecnologia

Profissional tem mais de 25 anos de experiência no setor de tecnologia

Cisco/Divulgação/JC
A Cisco anunciou a chegada de Cristiane Matesco como a nova diretora de vendas no Brasil, responsável pela área Select, que atende grandes clientes do setor privado.
A missão da executiva é apresentar soluções de tecnologia alinhadas às estratégias de negócios das empresas e promover novas oportunidades para aumentar a presença da Cisco neste segmento estratégico para a companhia.
Cristiane, que tem mais de 25 anos de experiência no setor de tecnologia, se reportará ao presidente da Cisco, Ricardo Mucci, e assumirá oficialmente suas funções em janeiro de 2025.

Notícias relacionadas

Comentários

0 comentários